Siga nas redes sociais

Search

Inova Kids leva inovação e empreendedorismo de forma lúdica para a escola

Compartilhe

Foto: divulgação

Já se reconhece que empreender envolve atitudes muito mais abrangentes do que abrir um negócio e ganhar dinheiro. O desenvolvimento de competências empreendedoras e a promoção de uma cultura de inovação estão entre as práticas essenciais propostas para a formação na Educação Básica.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, o empreendedorismo pode e deve ser estimulado em projetos escolares que potencializem competências e habilidades necessárias ao longo da vida, incluindo a relação dos estudantes com o trabalho, a inovação e o desenvolvimento pessoal.

A BNCC defende a aprendizagem do empreendedorismo já na infância porque “certamente será útil muito antes do que se pensa”, como argumenta o Ministério da Educação. É um tema que vem ganhando “seriedade e importância” com as transformações constantes na esfera do trabalho.

A Sapienza acrescenta outras vantagens na implantação de programas de empreendedorismo nas atividades escolares da Educação Básica, especialmente para as etapas de ensino Fundamental I e II, entre o primeiro e o nono anos.

Um dos aspectos relevantes na implantação de práticas empreendedoras na escola é o impacto que essas atividades têm no comprometimento dos estudantes com a aprendizagem”, avalia o CEO da Sapienza, Geraldo Campos.

Além de desmistificar a ideia de que atitudes empreendedoras são inatas, a experimentação de atividades que levam à resolução de problemas e a pensar perspectivas de solução estimulam o poder de criação, no sentido de dar ao estudante autonomia para compreender que pode criar coisas novas quando desenvolve habilidades para propor mudanças, seja na escola, no bairro e, futuramente, até criar um negócio se desejar. 

Dentro do programa Inova Kids, a Sapienza explora as possibilidades de experimentação a partir de práticas que tornam a aprendizagem lúdica e associada a comportamentos críticos e ao mesmo tempo criativos, geram empatia por promoverem a compreensão do que os outros percebem, estimulam a criatividade e levam à reflexão.

Trabalhar empreendedorismo nas escolas é uma forma de mostrar que determinadas ações, em quaisquer disciplinas, podem ajudar na busca de soluções para problemas bem práticos do cotidiano. O Inova Kids ajuda a escola com atividades para sala de aula, capacitação de professores e ainda com disciplinas para compor o currículo, de acordo com cada etapa de aprendizagem.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail