Siga nas redes sociais

Search

Para ter notoriedade é preciso ser intencional! 

Foto: divulgação.

A notoriedade não é simplesmente resultado do acaso ou da sorte; é o resultado de uma ação intencional e estratégica. Cada passo que damos, cada decisão que tomamos, molda nossa imagem pública e contribui para a forma como somos percebidas pelos outros. 

Meu objetivo no texto de hoje é te provocar. Simmmm, te sacudir até você, de fato, compreender como uma ação intencional de sua parte pode determinar a construção da sua notoriedade. E mais, como você pode usar essa consciência para alcançar seus objetivos (notoriedade e financeiro).

Em primeiro lugar, a ação intencional nos permite definir nossos objetivos e criar um plano para alcançá-los. Quando temos clareza sobre o que queremos alcançar em termos de notoriedade, podemos tomar medidas específicas para nos aproximar desses objetivos. Isso pode envolver um mapeamento da sua notoriedade (diagnóstico gratuito aqui), a definição de metas mensuráveis, a identificação de públicos-alvo relevantes e o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação adequadas. 

Além disso, a ação intencional nos ajuda a construir uma marca profissional confiável. Cada interação que temos com o público, seja pessoalmente ou online, contribui para a nossa imagem e reputação. Ao agir de forma consistente com nossos valores, missão e objetivos, podemos criar uma marca forte e reconhecível que ressoa com o nosso público-alvo.

Outro aspecto importante da ação intencional na construção da notoriedade é a capacidade de gerenciar nossa presença online e offline. Isso inclui cuidar da nossa imagem pessoal, monitorar o que é dito sobre nós nas mídias sociais e responder de forma eficaz a feedbacks e críticas. Ao ser proativa na gestão da nossa reputação, podemos minimizar o impacto de possíveis contratempos e manter uma imagem positiva perante o público.

Construir uma presença marcante requer não apenas talento, mas também um esforço deliberado para se destacar em um mundo cada vez mais competitivo. Existem muitos pontos importantes para uma notoriedade assertiva. Abaixo eu listei os 7 cruciais: 

1. Defina objetivos claros

A ação intencional começa com a definição clara de objetivos. Estabelecer metas específicas, como ganhar reconhecimento em um setor específico, criar uma marca pessoal distintiva ou impactar positivamente a comunidade, é o ponto de partida para qualquer jornada de notoriedade.

2. Desenvolva habilidades e talentos

A notoriedade sustentável é construída sobre uma base sólida de habilidades e talentos. A ação intencional inclui o desenvolvimento contínuo dessas capacidades, aprimorando o que já é forte e adquirindo novas competências para se destacar em um campo específico.

3. Invista em estratégia

A construção da notoriedade envolve a formulação de uma estratégia de marca profissional. Isso inclui a definição de uma narrativa única, a escolha cuidadosa de como se apresentar publicamente e a criação de uma identidade consistente que ressoe com o público-alvo.

4. Seja ativa nas redes sociais

Em um mundo digital, a ação intencional também se manifesta nas redes sociais. Participar ativamente, compartilhar conteúdo relevante, interagir com seguidores e manter uma presença consistente contribuem significativamente para a construção da notoriedade online.

5. Networking e colaborações estratégicas

Conectar-se com outros profissionais do setor, influenciadores e líderes de pensamento é uma ação intencional valiosa. Colaborações estratégicas podem amplificar sua presença e criar oportunidades de exposição.

6. Seja consistência na entrega de valor

A notoriedade duradoura é alimentada pela consistência na entrega de valor. Isso envolve oferecer continuamente algo valioso ao seu público, seja por meio de conhecimento, entretenimento ou soluções práticas.

7. Monitore e seja adaptável 

Uma abordagem intencional inclui a capacidade de monitorar o progresso e adaptar estratégias conforme necessário. A análise constante de dados, feedback do público e mudanças no ambiente são cruciais para ajustar ações e permanecer relevantes.

Lembre-se, a ação intencional nos ajuda a criar oportunidades para nos destacarmos e nos diferenciarmos dos outros. Isso também pode envolver participar de eventos, publicar conteúdo relevante e de alta qualidade em outras mídias além das redes sociais, colaborar com influenciadores ou realizar ações de responsabilidade social corporativa. Ao buscar ativamente oportunidades para nos destacarmos, podemos aumentar nossa visibilidade e nos tornar mais reconhecidas em nosso campo de atuação.

Por fim, a notoriedade não é algo que simplesmente acontece; é o resultado de uma ação intencional e estratégica contínua. Ao definir nossos objetivos, construir uma marca consistente, gerenciar nossa presença online e offline e criar oportunidades para nos destacarmos, podemos influenciar ativamente como somos percebidos pelo público e alcançar o reconhecimento que buscamos.

Te vejo na próxima coluna! Forte abraço. 

Compartilhe

Empresária, palestrante, consultora, mentora e especialista em notoriedade. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, notoriedade e marketing digital. Sócia fundadora e CEO na @halonotoriedade e fundadora do projeto educacional @vocemaisnotavel.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail