Siga nas redes sociais

Search

Home office e mulheres: elas ganham mais flexibilidade

Foto: Daniel Zimmermann.

Neste Dia Internacional da Mulher, nosso olhar se volta para as inúmeras facetas da mulher moderna, com um destaque especial para aquelas que combinam maternidade com a vida profissional no regime de home office.

A realidade dessas supermulheres é um verdadeiro malabarismo entre reuniões importantes e a matemática do ensino fundamental, propostas de negócios e projetos de ciências.

O home office para elas é mais do que um escritório, é uma sala de aula, uma cozinha, um playground e um espaço de inovação.

Mesmo aquelas que não são mães, compreendem que a flexibilidade do trabalho é fundamental para criar um ambiente propício à igualdade de gênero: em parte porque ainda somos quem assume a maior parte das tarefas de casa e com os filhos, em parte porque permite às mulheres que buscam novas posições na profissão, mais tempo para se dedicar aos estudos.

Assim, como líder, é um prazer olhar para dentro da minha empresa e compreender que o modelo de trabalho que assumimos não só reflete positivamente na produtividade, mas ajuda nossas mulheres a evoluírem na carreira, eliminando, muitas vezes, um grande volume de tempo gasto em deslocamento, logística complexa e a consequente falta de foco.

Na Ellevo, neste 8 de março (e em todos os dias), celebramos as mulheres que fazem do trabalho remoto um sucesso, equilibrando a carreira com a educação e o crescimento de seus filhos e sua própria carreira.

Ao apoiarmos a jornada dessas mulheres, reforçamos nosso compromisso com um futuro mais inclusivo e justo, onde cada mulher tem a oportunidade de prosperar profissionalmente sem comprometer a experiência da maternidade ou ainda seus estudos para o crescimento profissional e pessoal.

Aproveitei a data para ter um feedback das minhas colegas de trabalho e reforçar o compromisso de, ao ser uma empresa com um modelo 100% online de trabalho, proporcionamos um ambiente mais equilibrado a elas.

Sem o deslocamento, a necessidade de casar horários dos filhos na logística diária, vemos que elas podem ser mais produtivas e engajadas. Aqui, compartilho alguns dos feedbacks que recebi:

Os maiores desafios das mulheres, sejam elas mães ou não:

Para mim, é conciliar a vida profissional e os afazeres no meu caso, mãe de três crianças. Mas já passei dessa fase crítica e as crianças já são bem independentes e fazem suas atividades sozinhas. Estou por perto somente para ajudá-los em alguma emergência.

Não sou mãe, mas gostaria de opinar. Existem pesquisas que evidenciam que mães fazem jornada dupla de trabalho… pois os pais que também trabalham remotamente, muitas vezes, não veem os cuidados com a casa e com os filhos como obrigação conjunta e de igual partilhamento. Então, acho enfatizarmos para os papais da empresa que as esposas não são mães deles também. Que a casa, não é obrigação da mulher, que ela não precisa pedir para que ele faça algo. Isso é um desgaste mental desnecessário e influencia diretamente as interrelações tanto pessoais quanto profissionais… Ninguém merece, né… um homem que você tenha que pedir para ele varrer a casa enquanto você lava louça… ou troque a fralda enquanto você toma banho…

O impacto do trabalho flexível e remoto:

Trabalho muito mais quando estou em casa pois consigo conciliar bem minhas atividades profissionais e familiares. Sou muito disciplinada com relação a horários de trabalho. Sou workaholic – quando não tenho nada de interessante para fazer em casa me sento na frente do note e vou trabalhar. Os meus filhos já estão acostumados desde pequenos com os pais trabalhando em home office e por isso sabem que quando estamos trabalhando eles não podem interromper a não ser quando tem algum problema que não possa ser resolvido posteriormente.

O trabalho remoto me permite conseguir organizar meu tempo e ter energia para investir em conhecimento. Acho que só esse ano, e olha que estamos em março, eu já finalizei dois cursos, sendo um de gerenciamento de projeto (que está sendo de grande impacto para meu trabalho, no quesito entender prioridades e gerir melhor os projetos) e o outro de análise de dados (que me permitiu dar uma atualizada em conhecimentos que estavam já meio defasados).

Como líder, mulher ou não, impactamos diretamente no crescimento profissional dos nossos liderados, especialmente a partir do ambiente de trabalho que desenvolvemos.

Como você tem apoiado suas mulheres para que elas cresçam e se desenvolvam profissionalmente? Tem mantido um ambiente igual, com as mesmas oportunidades, para todos os profissionais?

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail