A Rota do Enxaimel, em Pomerode, foi certificada nesta quarta-feira, dia 6, como um dos destinos mais sustentáveis do mundo.
O anúncio da certificação de gestão sustentável concedida pela organização Green Destinations ocorreu durante a maior feira de turismo do mundo, a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB), na Alemanha.
O selo, na categoria prata, reconhece a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados. Receberam a certificação o presidente da Associação Rota do Enxaimel, Rogério Siewert, e o vice, Ivan Blumenschein.
O destino catarinense atingiu 70% dos critérios ambientais, socioeconômicos e culturais estabelecidos pelo reconhecimento.
O prêmio reconhece ainda os esforços do destino para pensar de maneira sustentável o turismo a longo prazo, garantindo a conservação da natureza e do patrimônio, a gestão de resíduos, o uso da energia e o combate às mudanças climáticas. Para Blumenschein, o reconhecimento traz responsabilidades futuras:
“O bairro mantém tradições de cultivar a própria horta, aproveitar os restos de alimentos para os animais e o esterco para adubo, e tantas outras que se encaixam plenamente no conceito de sustentabilidade. Além disso, o tombamento pelo IPHAN, ao salvaguardar o patrimônio histórico e paisagístico, também protege os rios, florestas e animais. Por isso essa certificação faz tanto sentido“, destaca Rogério.
O próximo objetivo da associação é qualificar as empresas da Rota do Enxaimel para certificá-las com o selo Green – Good Travel Seal. O selo é concedido aos negócios ligados ao turismo pelo compromisso com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança.