Siga nas redes sociais

Search

Desafios e oportunidades da agricultura familiar, segundo CEO da Branco Motores

Foto: Divulgação

A agricultura familiar, responsável por cerca de 77% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017, enfrenta diversos desafios para se manter competitiva e sustentável. Entre os obstáculos, destacam-se a falta de acesso a crédito, assistência técnica e infraestrutura, além da necessidade de agregar valor à produção e lidar com as oscilações do mercado.

O Economia SC Drops conversou com Juliano Silva, diretor geral e CEO da Branco Motores, empresa com sede em Curitiba (PR), sobre os principais desafios e oportunidades do setor. Confira abaixo:

Quais são os principais desafios atualmente no mercado agro? 

Juliano: A agricultura familiar, que é o grande foco da Branco, possui hoje o desafio da mecanização, em outras palavras, o aumento da disponibilidade e aumento da performance para que o dia do campo renda mais, se produza mais ou,  possa ser agregado novos negócios no dia a dia, como o processamento da colheita, agregando valor e vendendo o produto final com o intuito de aumento da receita e renda.  

Quais são as principais soluções e produtos oferecidos pela Branco Motores para o mercado agro e como eles têm impactado a produtividade e eficiência dos agricultores? 

Juliano: É justamente nesses desafios que temos trabalhado com muito esforço. Desenvolvemos soluções que vão de encontro às necessidades do dia a dia dos agricultores. Grande parte das novas soluções da Branco vem dessa grande interação com o campo sendo capaz de desenvolver produtos para demandas específicas, para irrigação, pulverização, preparação do solo ou disponibilidade de energia por exemplo. São soluções que fazem a Branco ser cada vez mais reconhecida por sua força e sua proximidade com os agricultores.

Quais são as tecnologias mais recentes que a Branco Motores está implementando no campo e como essas tecnologias estão impactando as práticas agrícolas?



Juliano:
Cito alguns que inclusive são bastante recentes. Ano passado, no último trimestre de 2023, lançamos um tratorito de 7.5 hp, um pouco mais de potência, além de uma marcha reduzida que trouxe conforto e força adicional para lidar no transporte e na preparação do solo. Este ano, agora em janeiro lançamos roçadeiras Branco Elite que trazem mais potência, mais robustez e um nível de conforto adicional para os trabalhos mais exigentes apoiando na limpeza de terrenos e cortes de grama. E por último agora em fevereiro lançamos mais um tratorito, neste caso de 18cv, o maior e mais potente de nosso portfólio. Todos estes 3 lançamentos foram um verdadeiro sucesso, o que demonstra o valor agregado de nossos produtos e ao mesmo tempo a proximidade que temos de nossos clientes ao saber interpretar com sabedoria suas necessidades do dia a dia.

Como a tecnologia vem promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental no mercado agro?

Juliano: O Agronegócio familiar por si só  apoia na sustentabilidade e na preservação ambiental. Na sua grande maioria, não somente o sustento vem da terra, a vida é na propriedade e com isto, a preservação se dá de maneira natural. Logo, por sermos tão focados neste segmento, damos um apoio vital para seu desenvolvimento em paralelo com a sustentabilidade e preservação ambiental.

Quais são os planos futuros da Branco Motores em termos de inovação e desenvolvimento de novos produtos para o mercado agro?

Juliano: Temos muito mais para lançar ao mercado ao longo do ano de 2024 e 2025, com mais lançamentos de tratoritos, geradores, acessórios, motobombas, pulverizadores e assim por diante. Além disso, a Branco seguirá servindo o agro, mas também a jardinagem e a construção civil leve de modo a seguir ao pé da letra seu lema, Branco a força que o Brasil precisa.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail