Siga nas redes sociais

Search

Os desafios humanos na jornada de marketing e vendas

Foto: divulgação

Por João Acioli, CEO da Montre, fundador do Go.founders, investidor em startups early-stage e especialista em marketing e vendas B2B.

Na indústria de tecnologia e inovação, onde a rapidez e a transformação são constantes, os profissionais de marketing e vendas se deparam não apenas com o desafio de se manterem atualizados tecnicamente, mas também com uma gama de desafios pessoais que impactam diretamente seu desempenho e bem-estar. Apesar de não serem frequentemente discutidos abertamente, esses desafios vão além das habilidades técnicas e abrangem aspectos emocionais e psicológicos, como a ansiedade, o medo do julgamento, do fracasso e principalmente sua autocobrança.

A sombra da ansiedade

A ansiedade é talvez o desafio mais frequente dos profissionais nesta área. O medo de não atingir metas, de ser superado pela concorrência, ou simplesmente de não estar à altura das expectativas pode ser paralisante. No cenário dinâmico das empresas de tecnologia, onde o fracasso é praticamente essencial no caminho para o sucesso, lidar com a ansiedade se torna uma habilidade-chave. O segredo não está em evitar a ansiedade, mas em aprender a gerenciá-la, transformando-a em um motor para a criatividade e inovação. Apoio profissional é sempre recomendado e pode potencializar as suas capacidades.

O peso do julgamento

O receio do julgamento, especialmente em posições de liderança, pode afetar profundamente a capacidade de tomar decisões ousadas. Em um ambiente onde cada ação é analisada, o medo de falhar e ser julgado pode levar a uma postura excessivamente cautelosa, limitando a inovação e o crescimento pessoal. A chave para superar esse desafio é estimular uma cultura de aprendizado contínuo, onde o erro é parte integrante do processo de desenvolvimento.

O medo do fracasso

A vergonha, frequentemente associada ao medo do fracasso, é outro desafio significativo. Ela pode silenciar vozes, impedir ações necessárias e sufocar a criatividade. Em um campo tão competitivo, a pressão para sempre parecer competente e no controle pode ser avassaladora. Reconhecer e aceitar a vulnerabilidade como uma força, e não uma fraqueza, pode abrir caminhos para uma liderança mais autêntica e conectada com os liderados, formando um ambiente mais saudável.

As chaves para o resultado: coragem e consistência

A superação desses desafios exige coragem – a coragem de enfrentar o desconhecido, de ser vulnerável, e de persistir apesar dos contratempos. A frase que – possivelmente – você ouviu na infância é mais verdadeira do que nunca: “O não você já tem”. E como eu falaria para outros colaboradores e parceiros de trabalho, “se joga!”. A coragem de falhar, aprender e tentar novamente é fundamental nessa jornada de tecnologia, marketing e vendas. Da mesma forma, a constância, a capacidade de manter o foco e a persistência em direção dos objetivos a longo prazo, mesmo quando o progresso parece lento, é vital.

Construindo um ambiente de apoio

Por último, mas não menos importante, promover um ambiente de trabalho que valorize a saúde mental, o desenvolvimento pessoal e o bem-estar de seus colegas, parceiros e colaboradores é fundamental. Isso inclui oferecer recursos de apoio, como programas de saúde mental, espaços para compartilhar experiências e falhas sem medo de julgamento, e oportunidades para desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. Comunidades são ótimos exemplos de espaços para compartilhar e absorver conhecimento fortalecendo a conexão com seus pares e entendendo que independente da hierarquia muitas outras pessoas passam pelos mesmos desafios todos os dias.

Na indústria de tecnologia e inovação, onde a mudança é a única constante, aprender a navegar esses desafios pessoais é, sem dúvida, uma das habilidades mais valiosas que os profissionais podem desenvolver.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail