Siga nas redes sociais

Search

Consultoria especializada alavanca contratações em tempos de transformações

Equipe da Singularis RH
Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, o mercado de contratações tem passado por mudanças extremas. O trabalho remoto e híbrido se tornou amplamente adotado, acompanhado pela aceleração na adoção de tecnologias e ferramentas colaborativas.

Ao final de 2022, o número de profissionais em home office estava em 6,53 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa grande migração para o trabalho remoto exigiu uma resposta rápida das empresas.

Plataformas de videoconferência, softwares de gerenciamento de projetos e aplicativos de comunicação instantânea tornaram-se essenciais para manter a produtividade e a colaboração em equipes distribuídas“, avalia Suenny Boos, consultora de RH e fundadora da SingularisRH.

Passada a pandemia, o modelo de trabalho permaneceu. As empresas viram benefícios em manter suas equipes integral ou parcialmente em casa pela flexibilidade que oferece. De acordo com ela, essa percepção não é exclusiva do Brasil, mas um fenômeno global:

Grandes empresas multinacionais têm liderado o caminho, reconhecendo os benefícios do modelo híbrido tanto para a produtividade quanto para o bem-estar dos funcionários. Empresas como Google, Microsoft e Facebook anunciaram planos de implementar políticas de trabalho flexíveis em seus escritórios ao redor do mundo. Isso permite a otimização de recursos, atração de talentos de diferentes regiões e uma melhor conciliação entre vida profissional e pessoal para os funcionários“.

Outra agente de transformação no mercado de trabalho é a Geração Z, que traz consigo desafios e oportunidades únicas e as empresas estão se preparando para contratar e reter esses jovens talentos de várias maneiras, principalmente com a adaptação da cultura organizacional.

Isso inclui a promoção de uma cultura de inclusão, diversidade e transparência, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal. Também tem sido necessário adaptar a comunicação, já que a Geração Z é digitalmente nativa e prefere métodos de comunicação instantânea e plataformas de colaboração online“, aconselha.

Na visão da consultora, no momento atual, as empresas enfrentam uma série de desafios na contratação de talentos e as consultorias de recrutamento e seleção podem desempenhar um papel fundamental em ajudá-las a superá-los:

Muitas empresas lutam para encontrar candidatos com as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para preencher suas vagas. Como consultores, temos acesso a uma ampla rede de talentos e utilizando técnicas avançadas de recrutamento, identificamos através de avaliação técnica e comportamental os melhores perfis para contratação“.

Além disso, reter talentos e promover a diversidade e a inclusão também estão na lista de “desafios” atuais, mas a consultoria em contratação pode ajudar a criar estratégias de contratação eficientes para superá-los.

Nós adotamos uma abordagem personalizada, entendemos profundamente as necessidades e cultura de cada empresa cliente. Isso nos permite direcionar nossos esforços para encontrar os candidatos ideais que não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas também se alinhem com os valores e objetivos da organização“, explica.

Fundada em 2020, a SingularisRH conta com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, atuando como consultoria de serviços de recrutamento e seleção de forma online em todo Brasil. Desde o ano passado, a empresa passou a atuar também com serviços de consultoria de RH, treinamentos e avaliação comportamental.

Estamos aumentando nossos serviços que iniciam em Recrutamento e Seleção, desenvolvemos um portfólio de serviços para a área de RH para que possamos ser o parceiro estratégico para as organizações. Além disso, já atuamos em mais de 5 estados no Brasil, e estamos alcançando cada vez mais localidades“, complementa.

Em um mercado de contratações em constante transformação, a colaboração com consultorias especializadas pode desempenhar um papel fundamental para o sucesso das organizações.

Com uma abordagem profissional, assertiva e humanizada, essas parcerias oferecem suporte essencial para enfrentar os desafios do futuro e auxiliar os clientes a alcançarem seus objetivos de recrutamento e seleção de talentos.

Desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-contratação, nos esforçamos para estabelecer conexões genuínas e construir relacionamentos de confiança com candidatos e clientes“, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail