Siga nas redes sociais

Search

Tradicional shopping de Blumenau se transforma em prédio inteligente

Shopping H
Foto: divulgação

O Shopping H, localizado estrategicamente em uma das principais vias de Blumenau e consagrado como um ícone na cidade, está passando por uma grande modernização.

O empreendimento, que já apresenta avanços na área externa, concentra agora seus esforços na renovação total da área interna, mantendo preservada apenas a escada rolante original, um elemento histórico que marcou a chegada desse recurso em Blumenau e região.

Rogério Couto, superintendente do shopping, afirma que no novo espaço foram dedicados recursos para criar um ambiente renovado e moderno, com lojas exclusivas e uma ampla variedade de opções gastronômicas e serviços.

“Nosso foco é proporcionar maior conforto, bem-estar e qualidade de vida. Como parte desse processo, implementamos soluções tecnológicas integradas, incluindo um sistema unificado e interfaces interativas baseadas em Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Embora não sejam imediatamente visíveis, essas inovações visam aprimorar a experiência para clientes e colaboradores”.
Um novo espaço inteligente

No âmbito das inovações, a automação inteligente assume o protagonismo ao permitir o funcionamento sem intervenção humana, integrando diversos sistemas essenciais, tais como climatização, controle de acesso, medição de água e energia, alarmes de incêndio e detecção de falhas.

Por meio de sensores, a irrigação das plantas será automatizada, ao passo que os sistemas de iluminação, exaustão, elevadores e escadas rolantes serão monitorados de maneira contínua.

As medições de energia, consumo de água e controle de gás serão gerenciadas por um aplicativo intuitivo e unificado, simplificando os processos operacionais para os colaboradores e reforçando a segurança do empreendimento.

Estes sistemas, em conjunto com os dados sobre a utilização dos espaços, fornecerão insights valiosos para a melhoria dos processos internos e para otimizar a eficiência operacional do ambiente.

Pensando no benefício da comunidade, o sistema de segurança será de última geração, fazendo uso da Inteligência Artificial.

Com uma central de monitoramento, câmeras 360°, análise de comportamento, detecção de objetos abandonados ou retirados, cercas virtuais e leitura automática de placas de veículos, o sistema proporcionará uma vigilância completa.

Além disso, realizará a contagem de pessoas, emitirá alertas imediatos em caso de eventos adversos e disponibilizará botões de pânico em áreas estratégicas para lojistas e espaços comuns, como escadas rolantes e elevadores, garantindo uma resposta rápida da equipe de segurança.

Sustentabilidade em foco

A sustentabilidade também recebe destaque, com o aproveitamento da água da chuva para fins sanitários e limpeza externa.

Ao mesmo tempo, a automação desempenhará um papel importante na irrigação das áreas de paisagismo, incluindo os jardins verticais, resultando em economia de água.

No quesito energia, a gestão automatizada de temperatura reduzirá o consumo no sistema de climatização das áreas comuns do Shopping H.

Para os lojistas, um sistema de ar condicionado inovador oferece unidades individuais, garantindo controle total sobre os gastos e adaptando-se às necessidades específicas e ao tamanho de cada estabelecimento.

“Quando adquirimos o Shopping H, que estava há anos parado e desatualizado, assumimos o compromisso de proporcionar um ambiente moderno, seguro e sustentável, garantindo uma experiência única para seus frequentadores e lojistas. As obras estão progredindo conforme o planejado, no segundo semestre estaremos entregando um novo Shopping H para a região”, finaliza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail