Siga nas redes sociais

Search

Instituto Caldeira lança programa de inovação aberta

Foto: divulgação.

Vão até o dia 5 de abril as inscrições para a primeira edição do ano do Conecta Caldeira, programa de inovação aberta promovido pelo Instituto Caldeira, hub de inovação e fomento à nova economia localizado em Porto Alegre (RS).

O programa aproxima grandes empresas do hub com startups de todo o Brasil. Com quatro ciclos por ano, terá a participação de Vibra Agroindustrial, Irani, Arena POA (Arena do Grêmio), Rands, Grupo Equatorial e Unimed Porto Alegre lançando seus desafios.

Para fazer a conexão entre as empresas e as startups, realizamos primeiro um workshop com a equipe interna das companhias, facilitado pelo Caldeira, em que procuramos entender as dores dessas organizações e aprofundamos cada um dos desafios enfrentados por elas. Baseado nisso, lançamos esses desafios no mercado, e, a partir daí, startups de todo o Brasil podem se inscrever para resolver alguma dessas dores, que tenha a ver com a solução que elas apresentam“, explica Carolina de Oliveira Cavalheiro, diretora de negócios e comunidade do Instituto Caldeira.

As startups interessadas podem se inscrever até o dia 5 de abril clicando aqui. O pitch day entre as startups selecionadas e as empresas participantes está agendado para o dia 26 de abril.

Confira a lista completa de desafios lançados pelas empresas participantes:

Rands: Otimização do gerenciamento de dados cadastrais dos clientes

No contexto atual da Rands, a gestão de dados cadastrais e de documentos dos clientes é fragmentada e dispersa entre múltiplos sistemas e produtos contratados, resultando em uma experiência do cliente inferior à ideal. A complexidade é intensificada pela dependência de dados fornecidos por parceiros e pela necessidade de dar mais clareza às etapas de validação cadastral ao longo da jornada do cliente. Em resposta a essas ineficiências e ao alto custo operacional, a Rands busca implementar um ambiente centralizado que unifique os dados cadastrais e de documentos  por cliente. A empresa busca uma solução tecnológica que não só atualize e sincronize continuamente os dados em todas as unidades de negócio, mas também facilite o acesso e a gestão dos dados, melhorando a eficiência operacional, reduzindo o SLA dos processos e garantindo a satisfação dos clientes, enquanto mantém conformidade com regulamentações de segurança e privacidade como a LGPD.

Vibra: Padronização e nivelamento do conhecimento dos processos de originação para produtores rurais

A Vibra possui diversos parceiros produtores rurais que executam a etapa de criação do frango. A empresa vem enfrentando um desafio quanto à padronização dos processos desses parceiros, refletindo na redução da produtividade, não uniformidade do produto final e aumento de perdas ao longo do processo, dificultando a expansão do negócio e aumento de lucratividade. Uma das causas desses problemas no processo de originação são a falta de padronização da transmissão do conhecimento para os produtores, o não nivelamento de profundidade de conhecimento nos processos, barreiras geracionais entre os parceiros e pulverização do conhecimento. A empresa busca uma solução que resolva o desafio de forma ágil, atraente e divertida, possibilitando simulações e o desenvolvimento de habilidades. Ao integrar desafios, recompensas e interações imersivas, pretende garantir a qualidade, sistematização e nivelamento do conhecimento dos processos entre os produtores. Esse esforço visa tornar o conhecimento facilmente replicável, melhorando assim a qualidade do produto, que se torna a matéria-prima essencial para os processos seguintes.

Arena POA: Melhoria da experiência de pagamento para o torcedor

A Arena do Grêmio, reconhecida por ser um dos principais palcos de eventos esportivos e entretenimento, vende aproximadamente 670 mil ingressos anualmente – porém, vem enfrentando desafios relacionados à experiência de pagamento dos ingressos, tanto em compras online quanto físicas em dias de jogos. Além disso, lida também com filas presenciais, transações não concluídas, fraude e dificuldades na integração entre as plataformas de pagamento e de bilhetagem. Esses desafios não só afetam a satisfação dos torcedores, mas também impactam a imagem da Arena e complicam a gestão financeira interna. A Arena do Grêmio está em busca de soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a experiência de pagamento, visando simplificar e acelerar os processos de compra, tanto online quanto fisicamente, e integrar de forma eficaz os sistemas envolvidos. Do lado gerencial, da equipe financeira, espera-se um dashboard intuitivo, assim como dados e relatórios transparentes. Além disso, é essencial a existência de um sistema de anti-fraude integrado. O objetivo é proporcionar aos torcedores uma jornada de compra sem fricções, desde a aquisição do ingresso até o pós-jogo, utilizando tecnologias avançadas de pagamento que promovam uma experiência mais agradável e eficiente.

Unimed Porto Alegre: Alcançar 100% de precisão na previsibilidade mensal de custo assistencial

A Unimed Porto Alegre enfrenta o desafio de aprimorar a precisão da previsão dos custos assistenciais mensais. O cenário da saúde é complexo e está em constante mudança, destacando-se pelo crescimento no uso de planos de saúde, impulsionado por uma maior atenção aos cuidados pessoais e alterações nos padrões de uso. Esse desafio é intensificado pela variabilidade do comportamento de cobrança dos prestadores e a dificuldade em prever custos relacionados a casos complexos de internação. A empresa já atingiu um nível de assertividade de 98% em suas previsões utilizando diferentes metodologias de previsão, incluindo algoritmos de séries temporais; no entanto, cada ponto percentual de precisão é muito significativo devido a quanto representa no impacto financeiro da gestão. A Unimed Porto Alegre busca não apenas a excelência operacional, mas também aumentar a confiança na gestão por meio de uma previsibilidade mais acurada, navegando pelas restrições de processos internos, eventos aleatórios e o dinamismo do mercado de saúde. A empresa busca soluções inovadoras e tecnológicas que possam aumentar a assertividade na previsibilidade mensal de custos assistenciais.

Equatorial: Aumento da eficiência da gestão de projetos garantindo a conformidade regulatória

A Equatorial está diante do desafio de modernizar seu sistema de gestão de projetos e processos financeiros. Com um legado de uma década, o software existente abre caminho para melhorias significativas, especialmente em áreas como a resolução de bugs e a melhoria da compatibilidade de dados, elementos essenciais para impulsionar tanto a eficiência operacional quanto a confiabilidade dos processos. A ausência de documentação técnica detalhada e a falta de um registro claro do histórico de alterações são oportunidades para melhorar a eficácia operacional, reduzindo sobrecargas e pavimentando o caminho para uma gestão mais ágil e transparente. A Equatorial deseja implementar uma plataforma que não apenas atenda às necessidades internas de agilidade e confiabilidade, mas que também esteja alinhada com os padrões e regulamentações estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). É essencial que o novo sistema ofereça facilidades para atualizações e personalizações sem dependências externas, contenha um banco de dados próprio para manutenção e expansão simplificadas e disponha de documentação completa. Com isso, a Equatorial visa facilitar a manutenção e a evolução do sistema, garantindo a qualidade operacional e o cumprimento das exigências legais, além de otimizar o tempo dos seus colaboradores.

Irani: Inteligência artificial para centralização de dados de clientes, padronização e prazo de entrega

A Irani, pioneira em oferecer soluções de papéis e embalagens sustentáveis, aprimora continuamente seus processos e produtos para proporcionar ao mercado soluções inovadoras e de alto valor agregado. No entanto, existem desafios cruciais ao desenvolver embalagens inovadoras, como a necessidade de centralização das especificações das demandas dos clientes, fundamental para a personalização das soluções. Além disso, é essencial medir com precisão eventuais atrasos nos pedidos e extrair insights valiosos dos dados provenientes de visitas técnicas. A digitalização eficiente dos dados durante o desenvolvimento de produtos é igualmente vital para uma resposta ágil e alinhada às expectativas dos clientes. A Irani busca adotar tecnologias que não apenas resolvam questões específicas, mas que também explorem novos horizontes de inovação, utilizando análise de dados e inteligência de negócios para capturar informações essenciais dos clientes e do mercado. A descoberta de novos usos para os produtos da Irani, a maximização do valor dos dados obtidos em visitas técnicas, juntamente com a otimização das informações dos clientes, e a redução do tempo de expedição do produto são áreas específicas onde soluções inovadoras podem gerar impactos transformadores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail