A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia de propósito geral. Esse termo é atribuído a tecnologias que permeiam todos os aspectos da humanidade e tem impacto global. É um conceito fundamental para compreender a extensão do impacto que a Inteligência Artificial vai ter na humanidade e nos negócios.
Exemplos de Tecnologias de propósito geral: a roda, a pólvora, o avião, o transistor, a eletricidade e a internet. E o que isso significa? Um fenômeno muito parecido ao que aconteceu quando surgiu a internet: éapenas uma questão de tempo para que todos os negócios estejam conectados a esta nova tecnologia. E quem demorar, vai ficar para trás.
E, embora muitas pessoas estejam preocupadas com potenciais negativos da IA, Kai-Fu Lee, que liderou pesquisas de IA na Apple, Microsoft e Google, e hoje é um dos principais investidores em empresas chinesas de IA, afirma que ainda estamos muito longe de qualquer tipo de Inteligência Artificial Generalista, ou auto-consciente, ou autônoma. Estamos ainda na fase inicial das aplicações de IA generativa, e isso abre um universo de oportunidades para criar novos modelos de negócios, produtos e serviços que usam a IA para resolver problemas reais.
Estamos vendo empresas que já estão começando a utilizar a IA de forma realmente estratégica. A hora agora é de aplicar os avanços da IA Generativa, e dos outros tipos de aprendizado de máquina, para criar soluções efetivas para o mercado e para as pessoas.
Os grandes players do mercado estão apostando nesta expansão. A capacidade computacional aplicada à IA está crescendo a uma taxa de 10x ao ano. E esse ritmo só vai acelerar. Novos modelos de negócios potencializando a IA vão criar empresas que vão conquistar o mercado de forma muito rápida. Pense em tudo que hoje está conectado à internet, cada processo que passa por um computador, e comece a imaginar que a IA poderá ser aplicada em praticamente todos os lugares.
Quando um novo paradigma tecnológico entra em cena, é uma grande oportunidade para que novos líderes de mercado apareçam. As vantagens competitivas e diferenciais dos líderes estabelecidos podem ser eliminadas muito rapidamente, e substituídas por novas empresas que captaram a transformação do momento. É preciso estar atento e agir de acordo.
Se a sua empresa ainda não está utilizando a IA estrategicamente, é preciso rever os planos e começar a acertar o rumo. Isso significa ir muito além do ChatGPT. É preciso analisar todos os processos e avaliar onde e como a IA pode ser utilizada, com foco nos resultados.
A IA pode ser vista de 2 maneiras: como uma forma defensiva de economizar recursos humanos, ou como a melhor maneira para aumentar a produtividade das pessoas e entregar valor para os clientes. Eu acredito que a segunda opção é muito melhor.
As empresas que vão liderar a nova onda tecnológica precisarão ser arrojadas na implantação de soluções que integrem a IA com outras tecnologias, para melhorar processos e gerar mais produtividade alinhada ao propósito, ajudando a construir relações mais fortes, e a fortalecer as marcas. Um círculo virtuoso que pode ser acelerado pela tecnologia, quando bem aplicada.
Como a sua empresa está aproveitando essa oportunidade? E os seus concorrentes?