Siga nas redes sociais

Search

Conselho compartilhado pode virar o jogo para empresas menores

Foto: divulgação.

No ano passado, mais de 2,1 milhões de empresas fecharam as portas, dessas cerca 1,8 milhão possuíam como natureza jurídica empresários individuais, apontou o Mapa de Empresas, do Governo Federal.

É um setor que se mostra fragilizado pela dificuldade operacional de gestão com uma equipe pequena e por vezes, com pouca experiência de mercado.

Do número total de empresas extintas no ano passado, 2.050.084 eram microempresas, que compreendem empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil ou que empregam até 9 pessoas.

A quantidade de fechamento de microempresas e empresas de pequeno porte evidencia uma fragilidade no setor diante de desafios burocráticos, financeiros e até competitivos.

É pensando nessas empresas que o Conselho Mudando o Jogo iniciou seus trabalhos, atuação baseada na estrutura de um conselho administrativo colaborativo, focado em auxiliar líderes de empresas a tomar decisões estratégicas para a manutenção de seus negócios.  

O Economia SC Drops conversou com o presidente do CMJ/SC, Enrico Dias, sobre como pequenas empresas podem se beneficiar de um conselho compartilhado: 

Existe uma hora certa para buscar o aconselhamento no modelo board as a service? 

A hora certa depende, de acordo com a estrutura e o momento do negócio. Sabemos que investir em um conselho consultivo próprio é algo que demanda investimento financeiro elevado e que empresas de pequeno porte, geralmente, não têm orçamento para dar este passo. Idealmente, para uma gestão profissional e com visão de longo prazo, o conselho é peça chave para aplicação de políticas de governança de forma eficaz. Sabemos que essa estrutura é fundamental também para pequenos e médios negócios, mas diante desse desafio de acessibilidade, o CMJ surge como uma saída, um caminho viável mesmo para quem ainda tem estrutura enxuta ou está nos passos iniciais do negócio. Oferecemos um conselho compartilhado que, em geral, funciona com dois conselheiros principais e uma estrutura disponível de conselheiros que podem ser acionados para consultorias em áreas específicas, de acordo com a demanda. É uma alternativa para que empresários individuais ou sociedades pequenas possam explorar do recurso do conselho sem alto investimento financeiro já no início da jornada empreendedora.  

Qual o impacto do trabalho do CMJ para os líderes de empresas? 

Uma das queixas que ouvimos muito quando lidamos com líderes de equipes pequenas, é a questão da solidão na posição de líder e na condução da jornada empreendedora. São empresários de pequenas e médias empresas que enfrentam a pressão da tomada de decisão constantemente. Em grandes negócios, as decisões são tomadas de forma compartilhada, já pequenos negócios enfrentam uma falta de suporte nessa questão. É uma pressão que acaba prejudicando até a saúde pessoal do empresário, mas também leva para a empresa essa vulnerabilidade. Com o conselho compartilhado, o empresário conta com uma rede de apoio qualificada de outros empresários experientes e que trazem junto um networking de pessoas que passam pelos mesmos desafios e dores do mercado. Nosso papel é transformar uma jornada solitária em um caminho de apoio, mirando no crescimento e sucesso, de forma que não oferecemos somente o aconselhamento, mas também balançamos o peso das decisões junto com a empresa.  

Quais são as situações mais comuns em que um conselho consultivo faz diferença para as empresas? 

Além do apoio para estruturação da governança efetiva já mencionada e de sanar a dor da jornada empreendedora solitária, existem contextos bastante recorrentes na gestão de uma empresa em que a visão compartilhar e multidisciplinar de um conselho faz diferença. Buscar soluções para problemas de gestão ou inovar no posicionamento de marca ou de produto são alguns exemplos. Muitas vezes, o olhar viciado ou unilateral da gestão pode prejudicar essas iniciativas e com a construção e apoio de um conselho colaborativo, adiciona-se perspectivas diferentes às equações. Decisões estratégicas como a venda da empresa, a atração ou realização de investimentos ou a abertura de novos mercados também são contextos em que um conselho compartilhado amplia visões e permite ponderações e conexões fundamentais para a escolha do caminho mais assertivo. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail