Empresas catarinenses receberão apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para implementarem projetos de novos produtos e soluções para indústrias e para a área da saúde, utilizando como ferramenta a rede 5G.
O edital 14/2024 terá um valor global de até R$ 3 milhões e vai fomentar cada projeto de inovação selecionado com até R$ 300 mil.
Entre os objetivos do edital estão o incentivo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas para a saúde e indústria, promovendo a transformação digital; melhorar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade, por meio de soluções para a saúde e indústria e fomentar o desenvolvimento tecnológico e inovativo das empresas para gerar soluções frente aos desafios sociais, ambientais e de governança (ESG) no estado e no país.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, afirma que os projetos apresentados para a seleção via edital devem chegar ao nível de maturidade tecnológica igual ou superior a cinco:
“Temos nove níveis de maturidade tecnológica, sendo que o último é quando o produto já está pronto para ir ao mercado. Neste edital, os projetos deverão estar no mínimo, no estágio cinco, quando a ideia já foi testada em escala piloto, com o modelo validado em ambiente simulado. Com isso, receberemos propostas que já passaram dos estágios iniciais e foram trabalhadas nesse percurso, alcançando um maior potencial de se tornar um produto ou uma solução que vai trazer uma melhoria para a área industrial e da saúde”.
O edital se divide em duas linhas temáticas:
Saúde 4.0
- Monitoramento remoto de sinais vitais: projetos que auxiliem o monitoramento à distância de parâmetros de saúde de pacientes.
- Monitoramento de áreas hospitalares: projetos que facilitem o monitoramento de áreas hospitalares, a exemplo do rastreamento do movimento de pacientes.
- Telemedicina: projetos que auxiliem o exercício da medicina à distância, no sentido de que as intervenções, diagnósticos, decisões de tratamentos e recomendações sejam baseados em dados, documentos e outras informações transmitidas por meio de sistemas de telecomunicação.
Indústria 4.0
- Processos 4.0: projetos que possam promover maior eficiência nos processos das indústrias de transformação e/ou extrativa, inclusive os relacionados à logística industrial, visando torná-los mais eficientes, autônomos e customizáveis.
As propostas já podem ser submetidas e o prazo de envio de projetos encerra dia 8 de julho clicando aqui.