Siga nas redes sociais

Search

Quando pivotar uma startup?

Foto: divulgação.

Empreender através de uma startup é sempre desafiador e, naturalmente, o objetivo de todo fundador é conseguir fazer com que o negócio cresça e seja bem-sucedido.

Porém, em alguns casos, especialmente quando se tratam de startups do setor SaaS (Software as a Service), pode ser necessário decidir pivotar o negócio. Como saber se é o que deve ser feito?

Para Marilucia Silva Pertile,  mentora de startups e co-fundadora da  Start Growth, empresa  que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, a decisão de pivotar pode moldar significativamente o curso futuro do negócio:

Em algumas fases do ciclo de vida de uma startup de SaaS, é possível ver que as estratégias iniciais não estão gerando o impacto desejado. E a capacidade de dinamizar no momento certo pode ser a chave para um futuro mais próspero e sustentável. Ou seja, pivotar significa mudar de direção sem comprometer o Core Business”.

A especialista afirma que o ambiente tecnológico muda o tempo todo, assim como as demandas dos clientes e as dinâmicas do mercado, por isso é preciso considerar que, muitas vezes, pivotar não é sinal de fracasso, mas sim uma estratégia inteligente para garantir a relevância:

Os donos de startups de tecnologia devem abraçar a mudança como uma oportunidade de crescimento e contar com o apoio estratégico de investidores que unem a visão de construir negócios ágeis e adaptáveis”.

Confira alguns pontos que podem indicar necessidade de pivotar seu negócio SaaS:

  • Quando o feedback do mercado é insatisfatório: Se o feedback dos usuários ou as facilidades do mercado não estiverem alinhados com as expectativas, a mentora acredita que pode ser hora de reavaliar e ajustar o foco.
  • Quando as necessidades dos clientes mudaram: À medida que as demandas dos clientes evoluem, uma startup deve estar preparada para se adaptar. Identificar lacunas nas ofertas existentes pode indicar a necessidade de articulação para atender a essas novas demandas.
  • Quando há competição crescente: A entrada de concorrentes no mercado ou mudanças na paisagem competitiva pode exigir que uma startup ajuste sua proposta de valor para se destacar, segundo Marilucia.
  • Quando o desempenho Financeiro está abaixo das expectativas: Se os números não estiverem alinhados com as metas financeiras, a mentora entende que é hora de uma revisão estratégica para identificar oportunidades de otimização.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail