Comemorar o aniversário de uma empresa ou marca ainda é relevante nos dias de hoje?
A resposta é SIM, mas depende de como a comemoração é feita.
Aniversários de marca podem ser oportunidades excelentes para reconectar com a essência da marca, olhar para o passado com uma visão crítica para construir um futuro ainda melhor, baseado em princípios claros e percebidos por todos.
É um momento de celebração e reconhecimento. Mas a celebração tem que fazer sentido, e tem que gerar valor para as pessoas. Engajar as pessoas em torno de uma data especial gera unidade. É uma chance para conectar colaboradores, parceiros e clientes, reforçando laços e o senso de pertencimento.
Também é uma ótima hora para resgatar histórias e memórias. Narrativas positivas que tem muito poder, e ajudam as pessoas a se conectarem com a essência da marca. Tudo que foi feito no passado para chegarmos até aqui orienta como devemos agir daqui pra frente. Sem excesso de nostalgia, mas com visão clara e alinhamento de propósitos.
As pessoas que têm contato com a marca precisam conhecer as histórias, os fatos curiosos, as ideias e ações que geraram prosperidade, e também os desafios que precisaram ser superados para que o sucesso fosse alcançado.
E, no cenário tão transformador que vivemos hoje, faz diferença ter uma cultura de marca forte, baseada nesse conhecimento profundo e nessa experiência compartilhada.
Dos segmentos mais tradicionais até às startups, uma grande marca é feita por conexões humanas, por conquistas que precisam ser comemoradas, por histórias que são compartilhadas. Seja no primeiro ano ou no primeiro século, a passagem do tempo registra a evolução da marca, do mercado e das pessoas.
Em Santa Catarina temos belos casos de marcas com muitas décadas de vida, e que conseguiram evoluir, se transformar e se adaptar às mudanças do mercado, cada vez mais competitivo.
Como exemplo, nos últimos tempos tivemos 2 aniversários importantes em Blumenau: Os 80 anos da Rede Cooper e os 60 anos da FURB. Dois exemplos de instituições, uma do cooperativismo e outra da educação, que evoluíram muito desde a sua origem e contribuem cada vez mais para a sociedade.
E na sua empresa? Como vocês comemoram as datas especiais? Como as histórias da empresa são contadas, como as conquistas são compartilhadas? Como as experiências do passado estão sendo usadas para construir o futuro da sua marca?