Uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Grupo ISG, com o apoio do Ministério da Defesa, premiou na última sexta-feira, dia 17, durante a SC Expo Defense, 3 empresas que desenvolveram tecnologias inovadoras para o setor de defesa e segurança.
O major-brigadeiro Luciano Rechiuti, diretor do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, afirmou que o prêmio visa apoiar e incentivar soluções e tecnologias que gerem impacto para a sociedade brasileira:
“Em 2022, a base industrial de defesa brasileira exportou US$ 1,71 bilhão em produtos de defesa, US$ 1,44 bilhão de dólares em 2023. São indústrias altamente qualificadas, que exportam produtos de alto valor agregado, desde aviões de caça, cargueiros e sistemas não tripulados até munições e armas leves”.
A Sky Key Technology, de Sapucaia do Sul (RS), venceu o prêmio com o Projeto Tifão, uma tecnologia desenvolvida para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), com foco na maximização das capacidades de cargas e autonomia.
O segundo lugar ficou com a Imbel, de Itajuba (MG), com o projeto de sistemas de comunicações além da linha do horizonte empregando equipamentos táticos definidos por software, que visa incrementar a capacidade de comando e controle das Força Armadas, seja pelo emprego móvel ou por meio de tropa desembarcada. Também insere o Brasil no restrito grupo de países que dominam a tecnologia RDS com comunicação satelital e em alta frequência.
Já o terceiro lugar ficou com a CPQD, de Campinas (SP), com o projeto Forma de Onda Altas Taxas (FO-AT), que tem como objetivo desenvolver um software de onda multibanda de alto desempenho, com diferentes capacidades de comunicação segura de dados, voz e vídeo para uso militar.