A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, assina nesta terça-feira, dia 28 de maio, um acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
A parceria ocorre via U-Connect, Programa Permanente de Inovação da universidade. O termo de cooperação tecnológica objetiva potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores e oferecer soluções a empresas do estado.
Professor e coordenador de Inovação da UniSul, Eduardo Blanco, explica que o propósito é desenvolver ideias junto a empresas locais, unificando a expertise em pesquisa científica da Ânima/UniSul e o programa de pré-incubação da ACATE:
“A iniciativa é acessível a todos os cursos, pois todas as áreas podem ter inovação. Percebemos que poderíamos potencializar o ecossistema de tecnologia catarinense, que hoje é um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, com a capacidade empreendedora e inovadora dos nossos estudantes e professores“.
Após a assinatura do acordo, será aberto um edital permanente para que os alunos se inscrevam. Os selecionados participarão da pré-incubação e, em seguida, terão contato com as 11 verticais de atuação da entidade para compreender as demandas.
“A partir da assinatura do termo, o programa será desenhado com base no mapeamento de ideias e de empreendimentos realizado por nossos alunos e professores. Eles vão cumprir uma série de etapas na pré-incubação até modelar a ideia inicial a ser apresentada. Depois, será o momento de aprimorar as propostas, realizar um filtro, uma pré-seleção que serão levadas à ACATE“, afirma.
As soluções serão apresentadas à vice-presidência de talentos da associação para serem aprovadas. A partir daí podem ser firmadas parcerias e os estudantes receberão mentorias de empreendedores e professores. O convênio de ensino dual permitirá que os estudantes consigam ter a experiência na prática, atuando próximos das empresas de tecnologia e conhecendo processos.
“A parceria é mútua, pois a universidade tem expertise em pesquisa científica que pode ajudar na validação de ideias, algo que muitas startups não têm, por exemplo. Esse conhecimento é essencial para empresas conseguirem apoio, serem aceleradas. Tanto UniSul quanto ACATE serão beneficiadas“, explica.
A Ânima Educação tem experiência no desenvolvimento de projetos que unem pesquisa e extensão tecnológica a fim de promover inovação e impacto em todo país.
“Nossos cursos têm professores extremamente qualificados, a maioria doutores, com experiência de mercado. Muitos dos nossos professores são empreendedores, possuem empresas de base tecnológica, e temos alunos que também são empreendedores com capacidade de criação, de solução de problemas e de visão extremamente apurada para as demandas da sociedade“, completa o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves.