Siga nas redes sociais

Search

Empresa de SC estreia no mercado de energia solar e quer expandir para o Sudeste

Foto: divulgação.

O mercado de energia solar cresce vertiginosamente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já superou a capacidade de 38 gigawatts instalada, o que representa quase 17% da matriz energética brasileira. Além disso, as projeções são ainda mais ousadas: até o final deste ano, o país deve chegar à marca de 45,5 gigawatts em operação, o que revela um cenário de crescimento constante. 

Diante de um segmento mais do que promissor, a Quare Ambiental, um dos braços da Quare Organizações, de Blumenau, anuncia a entrada no mercado de produção de energia com toda a produção atual já é comercializada.

A empresa opera com 6 usinas de geração de energia fotovoltaica, sendo duas em Blumenau, duas em São Miguel do Oeste e duas em São Lourenço do Oeste, produzindo aproximadamente 1,8 megawatts por mês.

Toda a nossa produção hoje é comercializada para empresas que consomem essa energia e isso nos dá uma amostra de todas as possibilidades desse mercado. As pessoas e as empresas estão descobrindo que podem economizar com a aquisição de energia direto de quem produz e estamos vendo um futuro de muito crescimento para esse setor em um pequeno espaço de tempo, o que nos incentiva a investir nessa potencialidade“, afirma Ronaldo Baumgarten Neto, sócio e diretor de expansão da da Quare Ambiental.

Ele destaca que toda a energia produzida é adquirida por empresas que já são clientes de outras empresas do grupo.

Com a expansão, nossa capacidade produtiva vai aumentar e ainda temos clientes interessados, mas havendo sobra dessa produção, com certeza vamos disponibilizar para o mercado externo“, complementa. 

EXPANSÃO

Na esteira do crescimento do mercado de energia fotovoltaica, a empresa já nasce com planos de expansão. Isso porque está em processo de aprovação para uma nova unidade em Minas Gerais. A previsão é que a produção atual seja amplificada em pelo menos mais 3,5 megawatts nos próximos meses. 

Sabemos que o futuro são as fontes de energia renováveis, sustentáveis e que gerem menos impacto para o meio ambiente. A tendência da energia como é produzida hoje, com distribuição pelas empresas e concessionárias, é de ter um reajuste sempre maior que a inflação, aumentando o seu custo. E, em contrapartida, a energia fotovoltaica, além de limpa, tem um custo muito mais baixo. E a Quare Ambiental está trabalhando fortemente, trazendo uma nova opção ao mercado para quem quer investir no consumo de energia sustentável“, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail