Siga nas redes sociais

Search

Os desafios dessa startup no setor de transportes, segundo o CEO

Foto: divuçgação.

A Venda Truck, startup do setor de transportes, surge como uma solução disruptiva no mercado de veículos pesados. Fundada em 2022, a empresa rapidamente se destacou, facilitando a conexão entre compradores e vendedores de caminhões, carretas e máquinas por meio de um marketplace dinâmico. Com mais de 50 transações e um volume de vendas superior a R$ 5 milhões, busca simplificar e fortalecer o comércio nesse nicho específico.

Conversamos com o fundador da Venda Truck, Julian Fontana, para explorar a origem da ideia, os desafios enfrentados, os momentos cruciais do crescimento e os planos futuros da empresa.

O que inspirou a criação da Venda Truck e qual foi o principal desafio que você queria resolver no setor de logística?

Tenho uma empresa de compra e venda de caminhões e carretas chamada Auto RF Caminhões e Carretas em Curitiba (PR), a autoridade e confiança que criei no ramo com canal do youtube e as redes sociais fizeram com que os clientes viessem até mim procurar diversos tipos de veículos que eu não tinha em minha loja, sendo assim vi uma oportunidade de oferecer veículos de outras lojas, apliquei o mesmo método e obtivemos bons resultados.  Os tipos de veículos negociados geralmente são clientes de abrangência nacional, então o desafio é fazer com que o cliente entenda sobre o veículo em vídeos de alta resolução e transparentes e confie a ponto de rodar 2, 3 até 4 mil km já com a certeza de chegar, pagar e levar.  

Como foram os primeiros dias após o lançamento da Venda Truck? Houve algum momento chave que você percebeu que a empresa seria um sucesso?

No começo nosso conteúdo orgânico tinha muito alcance e consequentemente resultado para as lojas, percebi que seria um sucesso com as viralizações dos conteúdos e aumento repentino nos seguidores. A empresa até junho de 2023 trabalhou praticamente de forma orgânica e tendo resultados. Após isso, o mercado mudou e tivemos que trabalhar em paralelo com campanhas pagas. 

A startup teve um crescimento impressionante em termos de transações e volume de vendas. A que você atribui esse sucesso?

O sucesso é atribuído a um trabalho bem feito, com equipamentos de qualidade e estudos para entender o que performa melhor em cada momento.

De que maneira a tecnologia tem sido um diferencial para a Venda Truck no mercado de veículos pesados?

A tecnologia facilitou essa ligação de quem quer comprar e quer vender. Nós entendemos que qualquer veículo no pátio da loja, tem alguém em algum lugar do brasil precisando exatamente daquele veículo, nossa função é fazer essa ligação de forma mais assertiva possível. Pegamos nossos anúncios em vídeos inovadores e “bombardeamos” as redes para alcançar o maior número de pessoas e encontrar o comprador. 

Quais são os maiores desafios enfrentados atualmente no setor de logística e como a Venda Truck está trabalhando para superá-los?

O maior desafio no setor de comércio de pesados é a sazonalidade, criar um público ajuda a equilibrar essa oscilação de mercado.

Pode nos contar mais sobre os usuários da Venda Truck? Há uma tendência ou padrão entre os compradores e vendedores que utilizam a plataforma?

Hoje trabalhamos única e exclusivamente com lojas, pensando muito na segurança do cliente comprador, a loja dá garantia, não a possibilidade de golpe, e ela tem endereço físico onde o cliente comprador pode ser recebido. O perfil do cliente comprador, são pessoas do ramo de transporte no geral, caminhoneiros, donos de caminhão, donos de transportadoras, agricultores. Geralmente esse público acompanha o conteúdo e interage.

Quais são os planos de expansão para a Venda Truck? Há planos para internacionalizar a plataforma ou adicionar novas categorias de produtos?

Nosso foco principal é expandir em número de lojas e expandir geograficamente, hoje estamos apenas em Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Precisamos em paralelo aumentar nossas visitas no site e aumentar o público nas redes sociais para que haja um equilíbrio e as lojas continuem tendo bons resultados. Internacionalizar sim, em algum momento, talvez quando saturar o mercado pensamos em internacionalizar. Estamos sempre buscando desenvolver ferramentas para ajudar no dia a dia do cliente comprador e do lojista, já temos em funcionamento uma tabela Custo Frete para auxiliar o cliente comprador, e em desenvolvimento temos um aplicativo para auxiliar a loja a controlar os gastos na preparação dos veículos. 

Como a Venda Truck se posiciona em relação aos concorrentes tradicionais e digitais no mercado de venda de veículos pesados?

Hoje temos no máximo 4 concorrentes diretos, buscamos entender o que eles fazem de melhor e aplicar na nossa empresa, e também trabalhamos buscando diferenciais para nos destacar.

Como você vê a evolução do mercado de veículos pesados e o papel da Venda Truck nele nos próximos anos?

Esse é um mercado necessário que não vai acabar tão cedo, a logística dos nossos produtos de consumo é feita em maior parte através de transporte rodoviário. O formato de anúncios em vídeo do Venda Truck definitivamente foi uma virada de chave para esse mercado, comprar um caminhão, carreta ou máquina da forma convencional em fotos já está mudando. Venda Truck tem um papel fundamental em sempre estar inovando e consequentemente criando tendências de mercado. 

Qual conselho você daria para alguém que está pensando em começar um negócio no setor de logística ou em startups de maneira geral?

Recomendo que nesse mercado após um bom estudo da área que deseja atuar, é um ótimo mercado com boas oportunidades, mas por outro lado é um mercado perigoso e com altos índices de quebra. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail