Nada como estar imerso em um ambiente de empreendedorismo para que novas ideias comecem a brotar bem ao lado. Foi o que aconteceu com João Pedro Hermans da Silva, fundador e COO da Insight Blink, startup especializada em encontrar a melhor localização para abertura ou expansão de pequenos negócios.
Estudante de Administração Empresarial na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ele criou a empresa no ano passado, chamando dois ex-colegas de ensino médio para sócios, os engenheiros de software Pedro Viana Schroeder e Luigi Remor Costa. Juntos, eles desenvolveram uma tecnologia própria para oferecer o serviço de geomarketing.
O insight para o negócio foi em 2022, quando prestava consultoria para outros empreendedores na Esag Jr, empresa júnior universitária ligada do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade. E durante as consultorias, escolher a melhor localização para o negócio costumava ser parte importante do trabalho.
“Já havia empresas de geomarketing no mercado, inclusive prestando serviço terceirizado para a Esag Jr. Mas, ou o serviço era focado em grandes clientes (e muito caro), ou era barato, mas pouco efetivo, limitando-se, por exemplo, a indicar o bairro onde moravam clientes potenciais, só que eles nem sempre consomem na área onde moram“, explica.
Percebendo essa “dor”, o estudante pensou em preencher essa lacuna, criando um serviço de geomarketing mais acurado e ao mesmo tempo acessível a pequenos negócios.
“Contratamos uma empresa para buscar as melhores bases de dados, aproveitando a recente atualização do censo feito pelo IBGE“, conta.
Eles desenvolveram uma tecnologia própria para garimpar essas bases de dados, entregando ao cliente uma análise precisa de onde fica o melhor lugar para abrir a primeira ou uma nova unidade do negócio.
E além de precisão, a startup promete rapidez, entregando num piscar de olhos, cerca de 5 dias úteis a contar da assinatura do contrato, o serviço completo.
“Nós trabalhamos com clientes que não podem se dar ao luxo de errar. São pequenas empresas que não têm muito capital para arriscar e que precisam encontrar o lugar onde há a maior chance de o negócio dar certo: é o empreendedor que está começando ou que já tem um negócio que deu certo na base da tentativa e erro e vê a hora de expandir“, ressalta.
A Insight Blink busca agora um passo além para captar clientes maiores, as franqueadoras.
“Nesse caso é um serviço mais complexo e com abrangência maior, em todo o Brasil. Vamos indicar os melhores locais para novos franqueados e avaliar a quantidade viável de lojas, assim como a distância entre elas, em determinada região, por exemplo“, anuncia.