Siga nas redes sociais

Search

Criatividade e o futuro das empresas

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Hoje eu quero comentar sobre um tema fundamental para o futuro das empresas: a criatividade.

Criatividade, a capacidade de fazer associações entre conceitos diferentes e gerar novos significados, construir o novo e fazer a diferença.

Como a criatividade está sendo trabalhada na sua empresa? As pessoas estão conseguindo desenvolver ideias e colocar em prática o que pensam? Suas sugestões são ouvidas? O ambiente é favorável à troca e à evolução?

Muitas vezes ficamos afundados na rotina, realizando as mesmas tarefas, e não conseguimos ter um olhar mais amplo sobre o que está sendo feito.

às vezes, uma simples ideia pode fazer toda a diferença. Mas ideias são muito frágeis, e precisam ser cuidadas com muito carinho, em um ambiente seguro que favoreça a discussão, o contraditório, o diferente.

Criatividade é fundamental para gerar inovação. Inovação não é um processo mecânico. Depende da interação entre as pessoas, constantemente, para a criação de soluções viáveis para o mercado.

Colaboração, tolerância ao erro, encorajamento para a tomada de riscos e o incentivo à geração de ideias, tudo isso cria um ambiente favorável.

E, para ir além, é preciso ter processos claros e bem definidos, para incentivar, evoluir e desenvolver as ideias geradas.

A criatividade não deve se limitar à empresa, mas se expandir para todos os parceiros, fornecedores e até clientes. A relação deve incentivar trocas criativas. E, muitas vezes, os clientes estão esperando por uma oportunidade para compartilhar ideias que podem ser transformadoras.

Um fator essencial para ter boas ideias é ter um repertório amplo. Referências culturais em todos os sentidos e conhecimentos gerais e sobre a história do setor em que atua. São bases sólidas para, conectando e associando conceitos, criar novas ideias.

Mais do que pensar fora da caixa, é preciso ampliar a caixa. Novas fontes de inspiração tem que ser sempre absorvidas e compartilhadas.

Nesta semana acontece o Festival de Cannes, o maior evento de criatividade do planeta, em que as marcas apresentam os seus melhores cases e buscam prêmios que chancelam a qualidade das suas ideias.

Originalidade, efetividade dos resultados, qualidade na execução e relevância cultural são critérios de avaliação do prêmio. E são critérios que devemos trazer para o dia-a-dia das ações de marketing das nossas marcas.

Em um cenário de mercado em que vemos muitas marcas dando tanta ênfase nos algoritmos, em copiar o que todos já estão fazendo, e seguir a última trend de qualquer maneira, é importante parar, respirar, e ter um novo olhar. Um olhar curioso, atento e criterioso, para criar mais espaço para a criatividade, as conexões humanas e às emoções que as pessoas podem sentir no contato com as marcas.

E você, como está trabalhando com a sua criatividade no dia-a-dia? Está conseguindo transformar ideias em ações criativas? Ou está preso na rotina sem fim?

Que tal pensar em uma estratégia criativa para mudar essa realidade?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail