Siga nas redes sociais

Search

Startup de Blumenau usa tecnologia para humanizar atendimento a enlutados

Foto: divulgação.

Fundada em 2021 com o propósito de humanizar o atendimento aos enlutados, a Heternum, startup de Blumenau, apresentou um crescimento de 300% ao ano. Presente em 17 estados e com mais de um 1 milhão de pessoas atendidas, no ano passado, a empresa recebeu o troféu CIB Awards 2023 como empresa destaque. 

“O setor death care presta um serviço essencial à sociedade. É sempre um momento muito delicado e difícil para a vida do enlutado. Isso me gerou uma reflexão: Como trazer a tecnologia para ajudar as empresas do setor a melhorar o atendimento e sua gestão?”, compartilha Mauro Antonio Cunico, CEO da Heternum.

A startup surgiu a partir da ideia desenvolvida por um amigo, que criou um software para atender um cemitério na cidade, e ali, ele percebeu o potencial do nicho. O software da startup é utilizado por empresas de planos de assistência funeral, funerárias, crematórios, salas de despedidas e cemitérios. 

“Em um ambiente web moderno e intuitivo nossos clientes, com poucos cliques, geram toda a documentação para o atendimento funerário e de sepultamento. Para clientes que possuem planos de assistência funerária, a venda é realizada diretamente no smartphone do vendedor com assinatura eletrônica, captura de documentos e financeiro a fim de reduzir burocracia e retrabalho. Todo o processo utiliza tecnologia Open Banking por API garantindo agilidade e transparência”, explica.

A plataforma ainda conta com um sistema automatizado para redução de inadimplência, integrando cobrança por SMS, WhatsApp e e-mail. A startup adota uma abordagem consultiva, mapeando a jornada de cada cliente para otimizar processos e reduzir custos.

Incubada pelo Programa do Instituto Gene, no Centro de Inovação Blumenau (CIB), ele afirma que essa parceria tem sido crucial para a evolução do negócio:

“O CIB conta com empresas dos mais variados segmentos, cada qual com seu desafio mas que, no final do dia, têm as mesmas dores de crescimento. Esse benchmarking constante deixa o aprendizado muito mais acelerado poupando um tempo precioso que levaria meses para um empreendedor descobrir sozinho. Já o time do GENE traz constantemente conteúdos inovadores e práticas de mercado que agregam valor tanto para a gestão da empresa quanto para a inovação da solução. Saber que existe um time capacitado disposto a ajudar deixa nossa jornada mais segura”, revela.

Nos próximos 30 meses, a Heternum planeja conquistar 20% do market share de cemitérios particulares no Brasil. A empresa está desenvolvendo, ainda, um novo módulo chamado Despedida, que visa focar na humanização e dignidade das famílias enlutadas.

Compartilhe

Jornalista do Economia SC e Economia SP

Leia também

Receba notícias no seu e-mail