Siga nas redes sociais

Search

Famílias impulsionam crescimento da multipropriedade

Compartilhe

Leaves Premium Suites
Foto: divulgação.

Além do sonho da casa própria, muitas famílias cultivam o ideal de ter uma residência para as férias: um lugar para descansar e aproveitar.

No entanto, diversos aspectos têm feito brasileiros repensarem esse plano, como os altos custos de manutenção e de impostos e a própria segurança do local. Por isso, cada vez mais cresce uma modalidade no mercado imobiliário: as multipropriedades.

Regulamentado há seis anos no país, o sistema permite que mais de uma pessoa compre um imóvel, como um hotel ou resort, a partir da aquisição de frações. Cada um terá direito a usufruir do espaço durante determinado período do ano, podendo ainda alugar aquela unidade, recebendo por isso.

A modalidade teve um crescimento de 11,4% entre abril de 2023 e 2024, segundo o estudo “Cenário do desenvolvimento de multipropriedades no Brasil 2024”, da Caio Calfat Real Estate Consulting.

Ainda de acordo com o levantamento, atualmente são 200 projetos no país, sendo 112 prontos, 72 em construção e 16 em lançamento.

A região que lidera o número de instalações é a região Sul, com 41 unidades. Destes, o Rio Grande do Sul é o estado que tem atraído o maior número de empreendimentos (19), seguido por Santa Catarina (14) e Paraná (8).

“Esse modelo, que está bem maduro em mercados como o europeu e o norte-americano, tem caído cada vez mais no gosto dos brasileiros”, destaca Bruno Vallini, presidente da Ivira Incorporação e Desenvolvimento Imobiliário, empresa à frente do Leaves Premium Suites, em Foz do Iguaçu, no Paraná. “Nosso foco são as famílias. Assim, estruturamos um local único, onde pais e filhos terão uma gama de opções de lazer e entretenimento”.

Foz do Iguaçu em destaque

Conhecida como a “Orlando do Brasil”, Foz do Iguaçu (PR) desponta como a segunda cidade do país com maior número de lançamentos: são cinco, atrás apenas de Gramado (RS).

O município teve um crescimento de 27,8% no número de visitantes em 2023, chegando perto de dois milhões de turistas, o que repercutiu na atração de projetos como hotéis, parques e resorts.

Um desses projetos é o Leaves Premium Suites, que já está em fase de construção. O complexo contará com três torres, que somam 240 apartamentos, além de uma ampla estrutura com diversos atrativos, restaurantes, piscinas, SPA e uma brinquedoteca temática do Pequeno Francisco, personagem protagonista de um desenho animado que se popularizou na internet.

Outro destaque se dará com a trilha de caminhada, sendo uma opção para prática de exercícios em meio a um ambiente que proporcionará contato com a natureza.

Além disso, os proprietários possuem ainda a possibilidade de se associar à RCI, rede que dá acesso a mais de 4.200 empreendimentos de cerca de 110 países, havendo a alternativa de fazer intercâmbio ou passar as férias em outros lugares.

“São experiências únicas que estarão à disposição dos proprietários, que terão a opção de desfrutar de uma ‘segunda residência’ em Foz ou em qualquer destino que seja seu favorito”.

Além do fomento ao setor imobiliário, o Leaves tem potencial impacto no turismo e no desenvolvimento da região.

Com valor geral de vendas (VGV) de R$ 726 milhões, a estimativa é a geração de cerca de 630 empregos diretos, entre as etapas de comercialização, construção e operação. A previsão de entrega da primeira fase do empreendimento é para o primeiro trimestre de 2026.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail

Nos siga nas redes sociais

Receba notícias no seu e-mail