A Molde.me, startup de Jaraguá do Sul que desenvolveu um software para modelagem têxtil, planejamento de corte e encaixe automático para confecções, está no Top 30 do Prêmio Sebrae Startups, e apresentará pitch no Startup Summit.
Tyara Nascimento, CEO da empresa, conta que a startup nasceu da união de conhecimentos dela e do marido, Luiz Nascimento, atual CTO. Confira entrevista completa:
Como surgiu a ideia do negócio?
Surgiu por uma necessidade própria e também bastante observação de mercado. Eu trabalhei desde os 16 anos, quando tive meu primeiro emprego dentro de confecção, na parte de criação de produtos. Sempre fui muito curiosa, de olho em todos os setores. Fiz faculdade de moda e me casei com um programador, que é o CTO hoje, o Luiz. Nós sempre tivemos uma vontade muito grande de ter um negócio próprio. Eu gostava muito de trabalhar no têxtil, mas vi muitas dificuldades, a cultura é um pouco diferente, mais tradicional, então eu sentia bastante dificuldade em implantar coisas novas, já que sou uma pessoa criativa. Também tive a minha marca própria, e a maior dificuldade foi na parte de modelagem, de corte de tecido, economia da matéria-prima. Um dia o Luiz perguntou para mim, enquanto eu fazia meus moldes no papel, se não tinha um aplicativo que fazia esse tipo de coisa. Mostrei para ele que existiam algumas soluções no mercado de modelagem digital, encaixe automático, mas eu nunca tinha conseguido aprender porque eram softwares muito difíceis de utilizar, precisava de muito treinamento, e eu só tive algumas aulas na faculdade e nunca consegui aprender direito. Além disso, era muito caro. Na mesma época eu tinha uma amiga que estava grávida, quase tendo neném e ela era uma excelente modelista e queria muito trabalhar como freelancer depois que o bebê nascesse, então ela fez um orçamento com outros softwares de modelagem e chegou à conclusão que com o preço que teria que investir, ficaria dois anos em casa sem receber nada, era um investimento muito alto, então o sonho de fazer modelagem terceirizada em casa depois que do nascimento do filho não ia ser possível. A partir disso, e vendo diversos casos como esse, nós entendemos que tínhamos a capacidade para criar esse software. Luiz é um programador muito criativo, competente e caprichoso, e a tecnologia que desenvolvemos precisa disso. Eu entrei com meu background em design e desenvolvimento de produto. Como conheço a modelagem, consegui direcionar a criação, e também estudei muito UX no começo, algo bem importante no software.
Quais as principais conquistas da empresa?
A primeira grande conquista que tivemos foi passar no Startup SC, em 2018. Nós tínhamos apenas o projeto, algumas linhas de código, não tinha nem MVP. Como vim do têxtil, eu não conhecia muito esse mundo da tecnologia, de startups, e a gente se inscreveu no Startup SC e passamos! Eu lembro que na época eram 300 e poucas inscrições e nós fomos uma das 30 selecionadas, e isso realmente foi uma conquista gigantesca porque foi por causa desse programa que hoje eu tenho toda a minha base de empreendedora. Conheço as melhores práticas, conversamos com CEOs, CPOs, CTOs, todos os C-Levels das melhores empresas de Santa Catarina. Os mentores são ótimos e foi muito bom para mim ter esse contato com uma aceleração bem no início da empresa, porque dessa maneira eu consegui fazer ela crescer direitinho. Muitas vezes o que eu tinha no workshop ia demorar até que colocasse em prática, mas definitivamente me ajudou a ter um mindset muito empreendedor, muito focado em resultado, em métricas, focado no crescimento da empresa. Então essa foi uma das primeiras grandes conquistas. Outra conquista foi atingir os 100 mil de faturamento e passar pelo vale da morte. Aqui na Molde.me nós gostamos de celebrar pequenas conquistas todos os dias, mas acho que a maior de todas não está em números: é principalmente o impacto que causamos na vida profissional e pessoal dos nossos clientes. Como atendemos micro, pequenas, médias confecções e muitos profissionais freelancer, acabamos entrando em contato com muitas histórias e vemos como a Molde.me aumentou a produtividade, fez a pessoa ter mais tempo ou deu a possibilidade, como para a minha amiga no passado, de trabalhar e fazer uma grana extra enquanto fica em casa. Foram diversas conquistas ao longo desses anos e somos muito orgulhosos de todas.
Qual o principal diferencial do negócio?
A Molde.me se diferencia por três coisas: a primeira é usabilidade e até acessibilidade de todas as maneiras, já que todos os profissionais, independente do nível de habilidades, conseguem aprender a usar Molde.me. É super fácil, acessível, temos muito material rico e conteúdo que ensina nosso cliente a utilizar nossa plataforma e também ter uma confecção mais lucrativa e a pensar em processos. O outro é principalmente o suporte e relacionamento que temos com os nossos clientes. Não é algo tão comum assim entre os nossos concorrentes, mas temos um suporte humanizado que realmente está ali para resolver o problema do cliente e ele se sente seguro, porque às vezes a jornada de transformação do analógico para o digital pode ser assustadora, pode causar problemas e a gente está ali. A terceira coisa, mas não menos importante, é toda a base tecnológica que a gente usa. Usamos tudo o que há de mais avançado no mercado para a Molde.me em comparação com os nossos concorrentes. Somos 100% em nuvem, temos uma precificação SAS, somos divididos em módulos, usamos inteligência artificial, computação em nuvem, machine learning e UX é o centro de tudo o que fazemos. Nessa parte tecnológica temos uma possibilidade muito maior de acesso do que os nossos concorrentes, que são softwares mais antigos, instalados no computador, com versões atualizadas só uma vez por ano e que possuem chave de acesso local, só funcionam em um Windows, e assim por diante, são várias limitações.
Qual a expectativa para participar do Startup Summit?
A minha expectativa para o Startup Summit é sempre muito alta todos os anos. Fico muito feliz em estar participando desde a primeira edição e ver como o evento cresceu e ganhou importância. Nesse ano a expectativa é bem mais alta, porque além de visitantes, como estamos no Top 30 do Prêmio Sebrae Startups, vamos ter um stand, participar de diversas programações, rodadas de negócios e mentorias que estão organizando para os finalistas. Isso me deixa com bastante expectativa, porque sei da qualidade da entrega do evento, do compromisso com todo o ecossistema. Tenho certeza de que, assim como o Startup SC lá no começo e outros cursos e capacitações que tive ao longo desses anos, todo esse conhecimento, esse networking, será extremamente importante para o crescimento da empresa e nosso crescimento enquanto empreendedores. Além de ter a oportunidade de estar lá e ver todos os nossos amigos do ecossistema, tomar um chopp no final do dia e colocar o papo em dia. A expectativa é sempre de ver as pessoas, mas também trazer muitos insights para a empresa, fornecedores novos e soluções. É realmente um encontro muito aguardado o ano inteiro e fico muito feliz de estar participando como startup em destaque nesse ano. Estou bem animada também para participar da final do prêmio Sebrae Startups, com a competição de pitch. Já estou me preparando, porque quero levar esse prêmio e eu sou bem competitiva.
Garanta seu ingresso do Startup Summit com 15% de desconto. Basta acessar o cupom clicando aqui.