Quando se ouve falar em “empresa familiar”, o que logo vem à mente? Provavelmente, aquela clássica hierarquia: o avô começou o negócio, que começou a crescer e passou para o filho, que expandiu a empresa e colocou o filho à frente para trazer modernidade para a marca. Presença quase sempre masculina. Nada contra, mas…
Mas as mulheres têm muito o que acrescentar na empresa familiar. Hoje em dia essa historinha, felizmente, mudou, e as mulheres (tias, sobrinhas, enteadas) podem ter voz e vez dentro das empresas. Porém, uma dúvida que surge sempre que o assunto vira pauta é: como conciliar a vida familiar e empresarial, ou como separar essas funções?
Afinal de contas, cada um tem suas experiências e conhecimentos distintos. Até que ponto então, um pode opinar no setor do outro? Será que se a mulher corrigir o marido, ele vai levar como uma afronta ao ego ou como um conselho profissional? Será que essa rusga vira briga quando o casal chegar em casa?
Pensando nisso, hoje reunimos sete conselhos específicos para casais e famílias que trabalham juntos.
Confira 7 dicas para implementar
1) Veja o lado positivo: todas as coisas têm um lado positivo. Às vezes ele não é tão óbvio, mas, se olhar atentamente, vai encontrar. E como temos a tendência de reclamar e falar o que o outro faz de errado, por isso é tão importante valorizar as coisas positivas, já que facilita o momento de trabalhar junto;
2) Respeite: se precisa respeitar a opinião do familiar que faz parte da empresa tanto quanto você respeita seus colegas. Lembre-se que cada um tem uma bagagem própria, com experiências e vivências que podem contribuir na resolução de problemas;
3) Ouça: ouvir o que o outro tem a dizer é importante em qualquer relacionamento. Quando se mistura trabalho com família, isso é ainda mais latente! Ouça, inclusive, as críticas.
4) Confie: se permita confiar na opinião dos seus familiares. Não julgue a opinião profissional dele com base no que ele diz em casa, mas em como fala e age dentro da empresa;
5) Habilidades: sabe aquele talento tão único do fulano? Que tal explorar esse dom natural dentro da empresa da família? Se o ditado for verdadeiro, quem faz o que ama, nem sente que está trabalhando, é como se estivesse se divertindo. Ou seja, o trabalho será bem-feito e a pessoa ainda vai ficar feliz com a tarefa que lhe foi confiada;
6) Divirta-se: para evitar desentendimentos desnecessários, é importante que, fora do horário de trabalho, todos saibam se divertir como família. Desde passeios, passando por bons filmes e até mesmo por formas de entretenimento online, como o wpt global Brasil, tudo é válido para que o estresse do trabalho não domine todo o tempo em que estão juntos.
7) Dê uma chance: por fim, mas não menos importante, acredite no seu familiar, dê uma chance para ele ou ela provar que pode ser útil de verdade e agregar na história profissional da família!
Ter um familiar dentro do ambiente de trabalho é incrível, porque é alguém que você naturalmente já confia. Basta se permitir confiar um pouco mais e experimentar a alegria que é crescer e construir um legado juntos!