Por Guilherme Abdala, sócio da Evermonte Executive Search.
A ausência de previsibilidade em relação aos próximos passos de um processo seletivo influencia diretamente na tomada de decisão de candidatos qualificados. Em meio a um cenário de incerteza, profissionais altamente demandados pelo mercado acabam por priorizar oportunidades cuja condução é pautada pela clareza e transparência, tanto no que se refere ao alinhamento de expectativas, quanto ao tempo de duração das etapas pré-estabelecidas.
Nesse sentido, embora posições de alto nível estejam comumente atreladas a benefícios mais estruturados, há um número expressivo de candidatos que optam por declinar do processo em função de sua morosidade. Além disso, deve-se considerar os possíveis impactos gerados a partir de uma espera que, porventura, pode não resultar em uma contratação.
Há diversos motivos pelos quais uma companhia pode tornar o seu processo seletivo demorado. Entretanto, da indisponibilidade de agendas à confidencialidade da vaga, o maior erro encontra-se na insuficiência produtiva e na imprecisão das organizações a respeito do perfil que de fato desejam. Dessa forma, a hesitação em finalizar a contratação será sempre refletida em um processo demasiadamente extenso.
Somando-se a isso, é imprescindível compreender que, conquanto existam fases e critérios que necessitam ser cumpridos, as pessoas sempre serão o verdadeiro âmago do sucesso, e precisam ser tratadas em sintonia à sua relevância. Logo, para que profissionais efetivamente qualificados mantenham seu interesse pela posição, deve-se agir de maneira planejada e assertiva, tencionando minimizar sua ansiedade e retê-los através da profissionalização dos processos em que participam.
No fim das contas, o grau de transparência na condução diz muito sobre a cultura da empresa e é crucial no prosseguimento ou na desistência de um candidato. E, como forma de mitigar uma conjuntura desfavorável para ambas as partes, o contato direto, a frequência de interações, a clareza nas informações disponibilizadas e a agilidade no desenvolvimento do processo são essenciais para a consecução de um resultado positivo e mutuamente oportuno.