Estamos a menos de uma semana para o Startup Summit, um dos principais eventos de inovação da América Latina, que acontece em Florianópolis entre os dias 14 e 16 de agosto.
E um dos destaques para este ano é a área de negócios, montada para proporcionar a conexão entre startups, investidores e grandes empresas do ecossistema.
Além disso, há toda uma programação de internacionalização, permitindo uma troca de experiências entre culturas, essencial para entender cenários e tendências.
“Este ambiente dinâmico e colaborativo proporciona uma plataforma essencial para a conexão e o fechamento de grandes negócios, promovendo o crescimento e desenvolvimento do ecossistema de inovação”, destaca Cristina Mieko, gestora de Startups do Sebrae Startups.
Além disso, a novidade deste ano é que os empreendedores estarão frente a frente com investidores, grandes corporações e mercados internacionais, através de ações voltadas à internacionalização promovidas pelo evento.
“É um verdadeiro catalisador para o crescimento e a inovação, abrindo portas que muitas vezes seriam inacessíveis”, complementa.
Na parte da manhã, 1 mil startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups terão a oportunidade de se conectar com investidores e grandes empresas. Este encontro contará com a participação de quase 200 fundos de venture capital e mais de 300 corporates através do projeto LinkLab. À tarde, as startups poderão expor seus produtos durante os três dias de evento.
Entre as principais atrações estão:
- Rodadas de negócios: Encontros agendados que permitem a startups e investidores se conhecerem, apresentarem seus projetos e discutirem potenciais investimentos.
- Feira de startups: Uma oportunidade para startups ganharem visibilidade no mercado ao apresentarem seus produtos e serviços a um público qualificado.
- Conteúdo especializado: Palestras e workshops que abordam temas cruciais, como captação de investimentos e modelos de negócios, auxiliando no crescimento das startups.
- Networking: O local ideal para conhecer pessoas influentes do mercado, trocar ideias e expandir a rede de contatos.
Visibilidade internacional no Startup Summit
O evento também destaca sua visibilidade internacional, com várias iniciativas:
- Área de Expositores e Delegação Internacional: Com a presença de delegações de 12 países, incluindo Angola, que realiza o Startup Summit em Luanda, proporcionando acesso a mercados e ecossistemas internacionais.
- Parceria com Portugal: Atividades preparatórias de capacitação com um grupo de 9 startups portuguesas que vão expor no Startup Summit em Florianópolis, abordando temas como expansão para o Brasil e América Latina, potencial de atração do ecossistema brasileiro, e parcerias internacionais.
- Preparação de Startups: A startup angolana Buka, vencedora da pitch competition no Startup Competition, está sendo preparada para o evento.
- Trilha Internacional no Estande Sebrae Startups: Com uma programação especial no dia 16/08.
- Prêmio Sebrae Startups: Destaques das 10 categorias receberão ingressos para o Web Summit Lisboa 2024 e um dia de exposição no Pavilhão Brasil.
- Divulgação do Web Summit Lisboa: Anúncio no estande no dia 15/08 às 15h durante o Fireside Chat “Exploring Opportunities at Web Summit Lisboa” com Renata Machado (ApexBrasil), com inscrições para startups abertas até 18/08.
- Oportunidades Internacionais: No dia 16/08, o Itamaraty apresentará o Programa Diplomacia da Inovação e as oportunidades oferecidas pelo País Basco para startups brasileiras.
Trilha de negócios em M&A
Além do crescimento acelerado rumo ao IPO, amplamente conhecido e desejado no mercado de tecnologia, um outro caminho de sucesso para as startups é o M&A.
Para o sell-side, startups com potencial de serem adquiridas por um estratégico no mercado, esta pode ser uma oportunidade de ampliar participação no mercado e base de clientes, enquanto, para as grandes corporações do buy-side, é uma forma de acelerar o processo de inovação e se adaptar às mudanças do mercado com mais rapidez e eficiência.
Rafael Assunção, managing partner e fundador da Questum M&A e investimentos em empresas de tecnologia, destaca que trazer visibilidade para essa estratégia de crescimento no Startup Summit é fundamental para que startups e empresas de tecnologia vejam como estratégico o relacionamento com grandes corporações e investidores experientes.
“Essa percepção de diversas formas de sucesso, seja por sucessivas rodadas de investimentos ou a venda para um estratégico, proporciona a convergência de diferentes perspectivas e gera um ambiente propício para a troca de ideias, a criação de novas parcerias e o surgimento de oportunidades inovadoras”, ressalta.
A Questum, que é parceira do evento, apresenta uma trilha de M&A com convidados experientes na compra de startups.
Confira a programação:
- Karolyna Schenk – Especialista em M&A
Palestra: Checklist do M&A: Como preparar sua startup para o exit
Quando: 14/08 – 15:10 às 15:45
- Guilherme Tossulino – partner da Questum & Paulo Costa, CEO do CUBO Itaú
Palestra: Fireside Chat: O que as corporações buscam nas startups
Quando: 14/08 – 16:05 às 16:40
- Rafael Assunção, managing partner e fundador da Questum
Palestra: Questum Deals Report – o que esperar de Investimentos e M&A no Brasil
Quando: 14/08 – 17:00 às 17:35
- Leopoldo de Lima, partner da Questum & Fabiana Fagundes, sócia-fundadora do FM/Derraik
Fireside Chat: Checklist para contratos de investimento de Venture Capital
Quando: 15/08 – 15:10 às 15:45
- Anderson Wustro, partner da Questum, Diego Sanchéz, head de M&A da Sankhya & Alessio Mainardi, CEO da Zuchetti
Painel: Better Deals – O dia seguinte após a aquisição: com Sankhya e Zucchetti
Quando: 15/08 – 16:05 às 16:40
- Anderson Wustro, partner da Questum & Renato Pereira, diretor de novos negócios no Mercado Livre.
Fireside Chat: Quanto vale a minha startup? – com Renato Pereira do Mercado Livre
Quando: 15/08 – 17:00 às 17:35