Search

Empresa investe em impressora 3D grande e cria conceito de almoxarifado digital

Foto: divulgação.

A Incofios, produtora de fios de algodão de Santa Catarina, adquiriu uma impressora 3D de grande porte para otimizar os processos de manutenção de equipamentos de fábrica.

Dessa forma, a empresa cria o conceito de “almoxarifado digital” e pretende reduzir o tempo de espera de peças por reposição, que atualmente pode chegar a 6 meses, para até 24 horas. 

Ao invés de armazenar peças fisicamente, a Incofios passa a manter arquivos digitais das peças. Quando uma peça é requisitada, basta enviar o arquivo para a impressora 3D e produzir a peça em questão. Este método não só otimiza o espaço físico, mas também proporciona uma resposta rápida às demandas emergentes”, explica Leonardo Bordignon, líder De almoxarifado da empresa.

O equipamento que permite este avanço é a impressora 3D Creatbot D600 Pro2, uma máquina robusta e altamente eficiente, equipada com uma cabeça de impressão dupla, câmara de construção fechada com controle de temperatura até 70ºC, mesa de impressão aquecida e extrusores Direct Drive.

Este equipamento é ideal para a engenharia e produção de peças de grandes dimensões, feitas com materiais avançados como NYLON, PC e compostos reforçados com fibra de carbono e vidro”, explica.

O projeto foi iniciado em 2022, com um investimento inicial de R$ 39.300 mil, além dos custos com insumos. Com a recente expansão e a aquisição de uma nova máquina, investimos mais de R$ 92 mil, diversificando também os filamentos utilizados, incluindo ABS, Nylon, PETG e PVOH, para atender a diversas necessidades de produção.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também