Search

Empresa de Pomerode vai lançar solução com IA na Febratex

Foto: divulgação.

A Inteligência Artificial (IA) é uma das últimas novidades da Indústria 4.0 que tem ajudado a revolucionar a forma de produzir, garantindo maior precisão e qualidade dos produtos em diferentes segmentos.

No setor têxtil essa tecnologia tem muito a oferecer e a Delta Máquinas, focada no desenvolvimento de soluções para a automação do setor, iniciou a implantação em seus equipamentos.

A revisadeira Smart Vision View é a primeira máquina da empresa a incorporar IA e será apresentada oficialmente pela empresa na próxima edição da Febratex, que acontece em Blumenau, de 20 a 23 de agosto. 

O equipamento foi projetado para garantir a revisão de malhas e tecidos, de forma rápida e precisa, padronizando e automatizando o processo, o que evita desperdícios e gastos adicionais, além de promover a sustentabilidade e a eficiência na produção têxtil.

Para isso, ela utiliza um sistema inovador, o Delta Digital Solution, que através de câmeras de alta resolução e softwares de processamento captam imagens do tecido em tempo real e fazem a análise das informações. A solução também oferece métricas e indicadores importantes para o melhoramento dos produtos e processos. 

A Smart Vision View foi desenvolvida com a mais alta tecnologia disponível no mercado para atender às principais queixas do consumidor, entre elas a necessidade de maior automação e padronização do processo de revisão, a dificuldade na garantia de qualidade do produto final e a baixa produtividade. Com esta solução, todo esse processo passa a ser automatizado, a matéria-prima pode ser totalmente revisada e a produtividade pode ser dobrada”, explica Fábio Kreutzfeld, CEO da empresa.

Trata-se da primeira empresa brasileira a incorporar IA no processo de inspeção de tecidos. Outras soluções fornecidas pela empresa também ganharão destaque no evento, como é o caso da Lavadora de Amostras, que é capaz de reduzir em até 83% o consumo de água, em até 75% o uso de matéria-prima para a testagem das peças e ainda realiza todo o processo em 20 minutos, enquanto os modelos tradicionais levam horas. 

A relaxadeira também será destacada nesta edição. O modelo RLX600 foi desenvolvido para atender artigos delicados que necessitam de estabilidade dimensional antes do enfesto. A solução é capaz de relaxar artigos de rolo para rolo em 5 minutos, eliminando o processo de descanso, etapa tradicional na indústria que pode levar de 24 a 72 horas para ser realizada. Informações importantes de metragem, largura, gramatura, rendimento e integração de dados com ERP são disponibilizados após o processo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também