Search

Inovações têxteis transformam o desempenho de ciclistas

Foto: divulgação.

Tecidos de compressão que reduzem o risco de lesões e a fadiga muscular, tecidos de ventilação e anti-transpiração que proporcionam conforto térmico e higiene, e proteção UV que protege a pele dos raios solares prejudiciais, prolongando a vida útil das peças. Esses são alguns dos avanços tecnológicos que existem no mercado para melhorar a performance dos ciclistas, aumentando também a segurança e o conforto durante a prática.

No Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, é importante destacar como essas inovações fazem a diferença. Em Santa Catarina, a empresa têxtil Diklatex, de Joinville, desenvolve tecidos específicos para ciclistas.

O ciclismo é um esporte que exige muito do corpo e da mente, e ter os equipamentos adequados pode transformar a experiência“, ressalta André Jativa, diretor executivo da empresa.

No ano passado, a empresa inovou e lançou o Tech Cycling, com curadoria do cinco vezes atleta olímpico Murilo Fischer. O projeto apresenta uma série de artigos técnicos, tecnológicos e sustentáveis para a prática do ciclismo, esporte de alto rendimento que exige tecidos inteligentes e de gramatura adequada para oferecer desempenho, conforto e bem-estar.

A empresa também apoia ciclistas renomados como o atleta olímpico Márcio May, com participação em três Olimpíadas, campeão panamericano de resistência, medalhista em Jogos Panamericanos, tetracampeão do Tour de Santa Catarina e defensor da seleção brasileira por 18 anos, o ciclista já pedalou mais de 600 mil quilômetros em sua carreira.

Roupas com tecidos de compressão e ventilação são fundamentais para minha performance. Elas aumentam a resistência nas competições e ajudam na recuperação pós-treino. A compressão reduz a fadiga muscular, enquanto a ventilação mantém o corpo fresco, mesmo nos treinos mais intensos“, detalha.

Este ano, os uniformes da equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas tiveram recortes estratégicos com o artigo Treviso, desenvolvido pela catarinense, com o patrocínio da Free Force, fornecedora oficial dos uniformes da Seleção Olímpica Brasileira de Ciclismo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também