Search

Jurerê se torna o primeiro bairro protegido por IA no Brasil

Foto: divulgação.

Em uma iniciativa sem precedentes no Brasil, a Zanardo Soluções Inteligentes está implementando um sistema de cerco eletrônico inteligente em Jurerê Internacional e Tradicional, no Norte de Florianópolis, marcando o início de uma nova era na segurança e monitoramento urbano.

O projeto pioneiro integra a mais avançada tecnologia de Inteligência Artificial (IA) com sistemas de monitoramento, prometendo transformar radicalmente a segurança pública na região.

A novidade trazida é a integração completa do sistema de monitoramento com a IA, tornando-o o primeiro do país a oferecer uma solução tão avançada para a prevenção de crimes e análise de mobilidade urbana.

Com câmeras inteligentes distribuídas por ruas estratégicas, a IA tem a capacidade de processar informações em tempo real. Isso permite que os usuários façam perguntas específicas sobre movimentações e padrões de tráfego, recebendo respostas imediatas e precisas.

De acordo com o especialista em segurança pública e patrimonial, Rubem Henrique, o sistema eleva o nível de segurança pública e contribui significativamente para a gestão da mobilidade urbana:

Por meio de análises detalhadas e respostas rápidas às consultas, é possível identificar veículos suspeitos e entender melhor os padrões de tráfego, facilitando a tomada de decisões e a implementação de estratégias de segurança mais eficazes. Além disso, é possível que os usuários façam perguntas a IA, se tornando uma ferramenta que age no preditivo, permitindo a previsibilidade de comportamento que pode levar a prática de crime ou delito pela análise comportamental. É importante ressaltar que todas as informações serão de uso exclusivo das autoridades competentes“.

A implementação deste sistema inovador vem acompanhada de um compromisso firme com a privacidade e a segurança dos dados, em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Todas as informações coletadas são tratadas com o máximo sigilo, destinadas exclusivamente para uso das autoridades competentes, garantindo a privacidade e a segurança dos moradores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também