Search

Como aproveitar o último trimestre do ano para bater metas

Foto: Daniel Zimmermann.

Faltam apenas quatro meses para o ano terminar e isso pode causar pelo menos dois tipos de sentimento: que já não há tempo para mais nada ou que é preciso correr atrás das metas idealizadas.

Para as empresas e para quem trabalha com entrega de resultados, a segunda situação é muito comum e é preciso saber como concluir o ano com sucesso, já pensando  em 2025. 

Segundo o consultor empresarial e especialista em estratégias de vendas e gestão, Roberto Vilela, essa reta final do ano é extremamente importante para os negócios, porque une vários momentos: o final de um ciclo, o início de outro e as festas e datas especiais que movimentam o comércio. 

Este é um momento para rever o que foi feito até aqui, entender o que pode ser melhorado e como fazer isso, analisar as oportunidades do mercado e ainda pensar em como fazer com que essas decisões tomadas agora reflitam de forma positiva no ano que vai iniciar em breve”, comenta.

De acordo com ele, o primeiro passo é fazer uma nova revisão de metas e resultados, para entender onde houve lacunas e como preenchê-las. Inclusive no que se refere à preparação da equipe. Também é um período interessante para buscar os clientes inativos e tentar reativá-los. 

Os resultados devem ser acompanhados o ano inteiro, mas especialmente neste período é preciso ficar mais atento, para garantir que eles sejam alcançados e a empresa não entre no novo ano devendo entregas. Outro fator importante, é estar sempre flexível para os ajustes e mudanças que o mercado pode pedir”, pontua.

Datas comemorativas

Os últimos meses do ano são marcados pelas datas sazonais. Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Réveillon são historicamente muito aguardadas pelas empresas, principalmente pelo varejo.

Só na tradicional última sexta-feira de novembro, uma data para fazer compras, o brasileiro deve gastar R$ 7,6 bilhões neste ano, 10% a mais que em 2023, segundo uma pesquisa da empresa Haus.

Para aproveitá-las da melhor forma, segundo Roberto, é preciso se preparar. Desde o estoque, às estratégias de anúncio, venda e entrega dos produtos e serviços, tudo tem de estar dentro de um planejamento prévio, sobre o risco de oferecer uma péssima experiência para o cliente e esse nunca mais voltar, ou mesmo nem fechar negócio.

O próximo ano já começa na metade deste para as empresas e profissionais que buscam destaque no mercado.

Isso porque o planejamento e a preparação são feitos com bastante antecedência, principalmente quando se busca algum tipo de mudança ou evolução mais notável. Se você quer crescer 30% no ano que vem, é preciso preparar o terreno ainda neste ano, saber como vai fazer isso, de onde vai tirar os recursos, como vai preparar a equipe para acompanhar seus planos“, finaliza o consultor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também