Para quem deseja empreender, aproveitar a maré de crescimento dos negócios, especialmente o setor de franchising, que segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, com o faturamento passando de R$ 54,25 bilhões para R$ 61,20 bilhões, e investir em inovação é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e relevante.
Para Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, que é a maior microfranquia do país, segundo a ABF, o segredo está em apostar na tecnologia e na adaptação constante ao comportamento do consumidor.
“Inovar não é apenas sobre trazer algo novo, mas também sobre evoluir de acordo com as necessidades e expectativas do público”, afirma.
Abaixo, ele dá 5 dicas essenciais de como inovar no seu negócio.
1. Entenda o seu cliente profundamente
A primeira dica do empreendedor é conhecer profundamente o perfil dos seus consumidores. Isso vai além de dados demográficos, é preciso entender seus hábitos, preferências e dores. A base de qualquer inovação bem-sucedida é a empatia com o cliente. Quanto mais você conhece os seus consumidores, mais assertivas serão as suas soluções.
2. Aposte em automação e tecnologia
Investir na otimização das operações não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade, isso melhora a experiência com o cliente. Redes como o market4u, que funcionam de forma totalmente autônoma, são exemplos disso. Implementar ferramentas que eliminam barreiras tradicionais pode ser o ponto-chave para crescer.
3. Invista na experiência do cliente
O consumidor não quer apenas comprar, ele quer ter uma experiência. Pensar em como transformar cada ponto de contato em algo agradável, pode ser um grande diferencial competitivo. Investir em ambientes intuitivos, rápidos e sem complicações para facilitar a jornada de compra dos clientes é um excelente diferencial.
4. Ofereça conveniência
Essa é uma das principais demandas do consumidor moderno. Como o estilo de vida das pessoas está cada vez mais corrido, soluções que economizem tempo e simplifiquem os processos tendem a ser bem recebidas. Nosso modelo de negócio, por exemplo, de mercados autônomos, permite que o cliente tenha acesso aos produtos a qualquer hora do dia ou da noite, sem filas ou complicações.
5. Inovação deve ser uma constante
É preciso criar uma cultura de inovação dentro da empresa para que ela se torne parte do DNA do negócio. Para Córdova, não adianta esperar grandes momentos de ruptura para se transformar. A inovação precisa ser uma constante, sempre buscando pequenas melhorias que podem fazer a diferença no longo prazo.