Imagine o lançamento de um novo produto. Além de garantir que a equipe esteja dentro do prazo e qualidade exigidos, também é preciso analisar possíveis complicações da aceitação do mercado, falhas na cadeia, questões regulatórias, entre outros. Isso acontece em empresas de todos os tamanhos e segmentos, impactando diretamente no caixa e nos resultados esperados.
Como garantir que tudo saia da melhor forma? É aí que entra o gerenciamento de riscos em projetos. Para isso, alguns passos são essenciais como planejamento, identificação, análise, monitoramento, entre outros.
Na essência, o objetivo do gerenciamento de riscos em projetos é identificar e minimizar problemas que possam impactar o cronograma e, principalmente, os custos envolvidos.
Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Uma das mais eficientes é a que alia tecnologia, pois envolve com mais facilidade todos os níveis hierárquicos nesse processo, como podemos ver algumas abaixo:
- Soluções de Governança, Risco e Conformidade (GRC): são amplamente utilizadas para integrar a gestão de riscos com a governança e conformidade. Essas plataformas automatizam a identificação e o monitoramento de riscos, oferecendo uma visão abrangente de todas as ameaças em potencial para o projeto.
- Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML): ferramentas que usam IA e ML ajudam na análise preditiva de riscos, permitindo que as equipes de projeto identifiquem padrões em dados históricos para antecipar ameaças e vulnerabilidades. Essas tecnologias também otimizam a tomada de decisões com base em dados em tempo real.
- Sistemas de Gestão de Projetos com Módulos de Riscos: softwares possuem módulos ou funcionalidades específicas para a gestão de riscos. Eles permitem o monitoramento contínuo dos riscos ao longo do ciclo de vida do projeto, integrando a gestão de tarefas e riscos em uma única plataforma.
- Blockchain: em projetos que envolvem cadeias de suprimentos ou grandes volumes de transações, o uso de blockchain pode aumentar a transparência e a rastreabilidade, ajudando a mitigar riscos relacionados à fraude, compliance, ou problemas de origem.
- Ferramentas de Cibersegurança: para projetos com forte componente digital, ferramentas são fundamentais para mitigar riscos cibernéticos, protegendo os dados e sistemas do projeto contra ataques.
Gestores de projetos precisam entender que no cenário atual e globalizado, a tecnologia é inevitável. E, nesse sentido, tendências apontam para foco em habilidades interpessoais, que por mais que a técnica seja essencial, a abordagem com foco no colaborador melhora a entrega de projetos, além de que não podemos ignorar o fato que a pandemia mudou a forma de trabalho, pois muitos colaboradores preferem trabalhar remotamente ou no sistema híbrido, o que demanda ferramentas eficientes para conectar equipes em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, e por último e não menos importante, o impacto dos projetos em relação ao meio ambiente e como esses projetos podem ser cada vez mais otimizados.
Antecipar e gerenciar melhor os riscos, reduzindo as incertezas e promovendo decisões mais seguras, é um dos objetivos do Zoho Projects, que cumpre diversos requisitos nesse sentido. O Zoho Projects já registrou mais de 4.5 milhões de projetos e tem mais de 50 integrações via marketplace.
Entre as funcionalidades estão o gerenciamento e automação de tarefas, monitoramento do tempo, colaboração de equipes, gráficos e relatórios e gráficos de Gantt.
“Os diferenciais do Zoho Projects no mercado estão diretamente ligados à sua versatilidade e capacidade de adaptação às necessidades modernas de gestão de projetos. Com mais de 4,5 milhões de projetos gerenciados globalmente e mais de 50 integrações disponíveis via marketplace, oferecemos uma plataforma robusta e completa. Além das funções tradicionais de gestão de tarefas, o Zoho Projects também se destaca por sua automação, capacidade de monitoramento de tempo e a geração de relatórios detalhados, que permitem que as equipes colaborem de forma eficiente, seja em um ambiente de trabalho remoto ou híbrido. E com gráficos de Gantt integrados, gestores podem ter uma visão clara do andamento de seus projetos, antecipando e gerenciando riscos de forma mais assertiva, promovendo decisões seguras e sustentáveis, essenciais para o cenário de hoje”, destaca Marina Scotelaro Pantoja, gerente de marketing do Zoho Projects.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA
O Zoho Projects vem atualizando a sua ferramenta constantemente e, mais recentemente, implementou a Zia, assistente com IA nativa, que além de acompanhar e atualizar os dados, ainda interpreta o que está sendo solicitado em tempo real.
Na prática, se o gestor de projeto precisa saber o status de uma atividade, listar eventos futuros, atribuir usuários a tarefas ou até mesmo criar um projeto do zero, a IA da Zoho torna isso ainda mais fácil com uma interface conversacional.
Dados da Grand View Research e Research and Markets, destacam que o mercado de Inteligência Artificial (IA) alcançará um valor de aproximadamente US$ 1,8 trilhão até 2030. A IA está se tornando cada vez mais integrada a processos empresariais, com destaque para a automação de tarefas, análise de grandes volumes de dados (Big Data), e Internet das Coisas (IoT), o que vem melhorando a eficiência dos processos.
“Você deve adotar o Zoho Projects porque ele não apenas centraliza todas as tarefas e atividades em um único lugar, mas agora também potencializa essa gestão com inteligência artificial nativa. A Zia permite automação em tempo real, facilitando a tomada de decisões rápidas e baseadas em dados precisos. Além disso, a capacidade de personalização da ferramenta se ajusta a diferentes tipos de projetos e equipes, garantindo maior agilidade e eficiência na execução. Para quem busca produtividade e otimização de processos, é um verdadeiro game changer“, complementa.
Se você quer planejar seus projetos, acompanhar a execução com eficiência e colaborar com a sua equipe de qualquer lugar, acesse o site da Zoho Projects e saiba mais clicando aqui.