Por Guilherme Neves, sócio da Evermonte Executive Search.
A jornada rumo à posição de CEO é desafiadora, repleta de obstáculos que exigem habilidades excepcionais e uma profunda compreensão das dinâmicas organizacionais.
Em um contexto cada vez mais competitivo, é preciso ir muito além da construção de um currículo impressionante para se chegar a uma posição de destaque.
Nesse sentido, planejar a carreira por meio de uma abordagem estratégica e refletir sobre os passos a serem dados neste processo pode ser um diferencial relevante na preparação de quem almeja ser CEO.
Avaliar as motivações
O primeiro passo da jornada rumo ao cargo de CEO é avaliar as próprias motivações, compreendendo as razões que despertam o desejo por essa posição. Executivos de alto impacto demonstram motivação autêntica pelo sucesso coletivo da empresa.
Logo, o alinhamento com os valores da organização e uma visão clara de onde agregar valor diferenciam um profissional genuíno daqueles que se encontram focados apenas na ascensão hierárquica.
Ampliar as perspectivas
Investir em uma visão holística também é essencial. O CEO deve ser um generalista estratégico, capaz de compreender as diversas áreas da empresa e antecipar mudanças no setor.
Participar de comitês, envolver-se em projetos corporativos e desenvolver relacionamentos com líderes de outras áreas são maneiras práticas de adquirir essa perspectiva.
Ser ousado e corajoso
Um terceiro item indispensável na jornada de quem almeja o cargo de CEO é ter coragem para entregar resultados ousados. A ousadia, aliás, é um dos aspectos que diferenciam boa parte dos candidatos em um processo de recrutamento executivo.
Os CEOs de sucesso são aqueles que desafiam o status quo, promovendo mudanças transformacionais, mesmo com riscos calculados.
Ser autêntico e ter humildade intelectual
Nesse sentido, recomenda-se que candidatos ao cargo máximo de uma organização foquem no desenvolvimento da autenticidade e da humildade intelectual.
Reconhecer limitações e aprender com falhas são sinais de uma liderança forte e confiável, enquanto a autenticidade é essencial para gerar confiança e fortalecer a cultura organizacional.
Sem dúvidas, aqueles que nutrem características dessa natureza ao longo de sua trajetória profissional tendem a demonstrar ótimos resultados na cadeira de diretoria executiva, e normalmente se destacam no decorrer do processo.
Por fim, para se destacar como candidato a CEO, é imprescindível buscar o equilíbrio entre as capacidades técnicas e as demais habilidades comportamentais exigidas para esta posição.
É igualmente fundamental que o executivo tenha uma visão estratégica e propósito claramente alinhados aos valores e objetivos da organização.
Dessa forma, a posição de Chief Executive Officer requer muito mais do que alguém com um robusto background acadêmico e profissional. Esse cargo demanda posicionamento, flexibilidade, determinação e autenticidade para fazer o que é preciso no momento certo.
Hoje, quantos executivos que você conhece estão realmente prontos para assumir uma posição de CEO?