No dia 17 de outubro, a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) celebrou o encerramento da pré-incubação da Academia de Empreendedorismo, voltada para apoiar o desenvolvimento de novos empreendedores.
A iniciativa foi liderada pelos professores Vanessa Collere e Marcelo Borba, e contou com o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em parceria com a Sapienza, que contribuiu com a metodologia e condução dos workshops do programa.
Durante o período de pré-incubação, os participantes tiveram acesso a uma série de workshops que ajudaram a transformar suas ideias em negócios viáveis.
“Nosso objetivo foi criar um ambiente favorável para que os empreendedores pudessem pensar para além do produto, a viabilidade do modelo de negócio e potencial de mercado”, explia Geraldo Campos, founder e CEO da Sapienza.
Os projetos desenvolvidos apresentaram alto potencial, e muitos estão prontos para avançar para a fase de desenvolvimento da solução comercial e poderão dar continuidade usufruindo do Laboratório de Prototipagem, outra iniciativa da Univille.
Essa iniciativa reforça o compromisso da UNIVILLE em fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação na região, abrangendo diferentes momentos e fases do inovar e empreender.
“A academia de empreendedorismo e inovação Univille desenvolve o comportamento empreendedor em todas as áreas do conhecimento. O apoio da FAPESC e a parceria com a Sapienza estão contribuindo para alcançarmos este objetivo. Esperamos despertar o comportamento empreendedor nos estudantes e gerar novos empreendimentos”, conta Vanessa Collere, líder do projeto.
O encerramento da Pré-Incubação marca um passo importante no fortalecimento do empreendedorismo local. Com o apoio da FAPESC e a colaboração de parceiros como a Sapienza, o programa consolidou-se como uma plataforma eficaz para transformar ideias em negócios de sucesso.