Siga nas redes sociais

Search

Ecossistema de Joinville muda gestão

Compartilhe

Foto: divulgação.

O ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville vem ganhando destaque no cenário estadual e nacional, prova disso são os resultados em rankings que colocam a cidade na segunda posição de Santa Catarina em volume de novos negócios inovadores, terceiro melhor município brasileiro para fazer negócios e TOP 10 do Brasil em ecossistemas de inovação emergentes. Uma mudança de gestão, que envolve dois atores do ecossistema, o Ágora Tech Park e Join.Valle, fortalece ainda mais este movimento.

A partir de novembro, o executivo Fabiano Dell Agnolo passa a atuar também na diretoria do Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no maior empreendimento empresarial multissetorial. Ele sucede Ricardo Fantinelli, que estava na posição nos últimos três anos.

Além disso, continuará atuando como diretor executivo do Join.Valle, instituição que promove a inovação e o empreendedorismo na região.

A relação do Join.Valle e do Ágora sempre foi muita estreita. São dois importantes atores com propósitos complementares e papéis bem definidos, que vão continuar atuando no sentido de somar esforços para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville”, ressalta.

Ambiente de inovação com crescimento acelerado

Com 33 mil m2 de área construída, o Ágora Tech Park é um ambiente de inovação que vive um crescimento acelerado.

Em agosto deste ano, inaugurou seu quarto prédio, o Ágora UNI, voltado a conectar universidades, grandes empresas e setor público em um verdadeiro laboratório aberto para geração de negócios e oportunidades.

Com mais de 100 residentes, soma cerca de 1,5 mil empregos gerados e um faturamento anual em torno de R$ 800 milhões, o que representa 2,3% do PIB da cidade. Este resultado é 58% superior à média dos parques tecnológicos do país.

A partir disso, o grande desafio atual é o projeto Ágora Connect, que reúne 8 corporates (Whirlpool, Ciser, Krona, Avell, Unimed, Pollux, Walbert e a Pró-Rim) e 7 instituições de ensino e pesquisa (Udesc, UFSC, Univille, Católica, UniSENAI, IPT e Senac) numa espécie de laboratório aberto de inovação.

Instituição promove inovação e empreendedorismo

O Join.Valle é uma instituição que promove a inovação e o empreendedorismo e fortalece o ecossistema de Joinville e região. Tem como propósito ser um agente transformador, que oportuniza conexões, fomenta negócios e impulsiona o desenvolvimento econômico de alto valor. Desta forma, contribui para que a cidade seja cada vez mais um dos melhores lugares para se viver e empreender.

Nos últimos anos, tem se dedicado a estimular iniciativas que potencializam a inovação e promovem a cultura inovadora na sociedade e nas organizações. A associação conta com um time executivo e um relevante time de mentores voluntários, responsáveis por tornar realidade as estratégias e objetivos por meio de programas e projetos.

Entre os programas de destaque está o JEDI – Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação, que tem o objetivo de criar novos negócios, capacitar e guiar os participantes em metodologias pré-definidas, estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação e proporcionar o desenvolvimento de soluções inovadoras de intraempreendedorismo. Em 12 edições, foram cerca de 1 mil participantes, cem mentores, aproximadamente 140 equipes formadas e mais de 30 startups surgidas.

Já com o propósito de desenvolver e fomentar o investimento em inovação e startups com recurso privado, foi criado o pool JoinVC e, mais recentemente, o Hub de Aceleração e Investimento JoinVC. O objetivo é conectar startups e empreendedores de Joinville e região a mecanismos de financiamento e crescimento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também