Search

SC Mais Inovação: confira ações previstas pelo programa até 2026

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Transformar Santa Catarina em grande polo tecnológico, conectando todas as regiões do estado para que haja cada vez mais soluções inovadoras com base em demandas regionais é uma das premissas do novo programa SC Mais Inovação.

Lançado nesta segunda-feira, dia 21, em Florianópolis, o programa pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense (hoje o índice é de 7,5%) e gere mais 30 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), vai ainda implantar 9 Centros de Inovação. Para 2025, já estão previstos pelo estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que neste ano.

Para ampliar ainda mais a articulação entre atores envolvidos como estado, iniciativa privada, universidades e sociedade civil, o programa prevê a disponibilização de 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, aproximando as demandas locais da pasta.

Um dos principais pilares do SC Mais Inovação é a promoção ativa do ecossistema de inovação por meio de atração de investimentos, e realização de eventos, programas de capacitação, conferências e hackathons, fortalecendo as conexões entre os atores das quatro hélices” afirma o secretário da SCTI, Marcelo Fett.

Parceria com universidades

Durante o evento de lançamento foi assinado um convênio com a ACAFE no valor de R$ 4,4 milhões para ampliar a articulação entre setor público e pesquisa.

A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Luciane Ceretta, destacou a importância da participação no projeto:

A Acafe se orgulha muito em fazer parte desta parceria estratégica para a inovação no estado de Santa Catarina. Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inaugurar um novo momento para o desenvolvimento científico e tecnológico, ampliando o impacto das nossas universidades e promovendo soluções que beneficiarão toda a sociedade”.

Além disso, o programa prevê a oferta de suporte técnico e consultoria para startups, auxiliando no desenvolvimento de produtos, na proteção de propriedade intelectual e na entrada no mercado, garantindo um ambiente de inovação sustentável e competitivo.

O programa SC Mais Inovação se une totalmente à visão da Acate de que Santa Catarina tem potencial para ser um polo global de inovação. O setor de TI está presente em todas as regiões de SC e a inovação feita aqui já desperta o interesse do exterior, com portas abertas em países como Canadá, Emirados Árabes e Inglaterra, além de um destaque continental relevante que já posiciona Florianópolis como um polo de investimentos em startups na América Latina. A parceria com o poder público é fundamental para que o setor siga prosperando e impactando cada vez mais a vida dos catarinenses”, destaca o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Diego Ramos.

Outras ações previstas pelo SC Mais Inovação

  • Criação Comitê de Governança Ecossistema Estadual Inovação
  • Conexão entre governo, academia, empresas e sociedade
  • Criação da Rede de Consultores de Negócios Inovadores
  • Mapeamento de oportunidades do setor produtivo regional com o ecossistema
  • Conexão do Setor Produtivo com escritório de projetos, universidades e ICTs
  • Eventos temáticos para a ativação do ecossistema regional
  • Workshops para divulgar a cultura da inovação no setor produtivo e sociedade
  • Meetups para conectar profissionais, trocar conhecimentos e disseminar a inovação
  • Compartilhamento do conhecimento do Universidade Gratuita com programas regionais
  • Apoio e elaboração de programas de capacitação de empreendedorismo inovador
  • Apoio e elaboração de programas de formação em tecnologia e inovação
  • Indicadores para monitoramento e avaliação de programas e editais de CTI do Governo
  • Divulgação de todos os programas e editais de CTI do Governo
  • Conexão com investidores para projetos de CTI no estado

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também