A Epagri vai promover o 2º Concurso Estadual de Queijos Artesanais, em Rio do Sul, nesta quarta-feira, dia 6.
Estão participando 175 queijos de 50 queijarias de todas as regiões de Santa Catarina. A iniciativa vai avaliar exemplares produzidos com leite cru ou pasteurizado, queijos artesanais de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistos.
De acordo com a pontuação, os produtos vão receber Medalha Super Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze.
Conforme Telma Tatiana Köene, coordenadora Estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, o concurso busca valorizar os queijos artesanais produzidos em Santa Catarina, bem como toda a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro catarinense:
“Queremos ainda destacar para o mercado os queijos artesanais do estado, fortalecer a cultura de consumo e divulgar os diferentes laticínios que produzem queijo com alta qualidade”.
No concurso, os jurados vão avaliar os seguintes critérios: aparência geral (casca, massa, textura, composição total), aroma (casca, massa, composição total, possíveis defeitos), textura (elasticidade, cremosidade, granulosidade, untuosidade), sabor (sensação, intensidade, possíveis defeitos) e adequação ao estilo da categorial na qual o queijo está inscrito.