O Programa Educação Empreendedora, parceria inédita do Sebrae/SC com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e Ministério Público do Trabalho do Estado Santa Catarina (MPT/SC), busca incentivar a formação de jovens de 14 a 24 anos, participantes de projetos sociais ou estudantes de escolas públicas municipais no ambiente empreendedor.
Já foram atendidos cerca de 2,5 mil jovens em 37 cidades e a perspectiva é envolver outros 2 mil, de 33 municípios, até novembro.
“O empreendedorismo deve ser entendido como algo acessível e possível, pois é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por isso, capacitar esses jovens revelando o caminho do empreendedorismo é essencial para a formação deles enquanto cidadãos, colocando-os como protagonistas de suas vidas e decisões futuras. Esta iniciativa está inserida dentro do Programa Educação Empreendedora, que só em 2024 irá envolver 112 mil alunos e 9,5 mil professores”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi.
Os quatro pilares da educação da Unesco norteiam as oficinas que serão proferidas em 70 municípios catarinenses. São eles: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.
Ao todo, serão oferecidas três oficinas, com temas como “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, “Laboratório de Ideias” e “Projeto de Vida”, cada uma delas com quatro horas de duração e uma média de 25 alunos atendidos. A expectativa é de que sejam realizados 4,5 mil atendimentos pelo estado, em um total de 210 oficinas.
“A parceria entre a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e o Sebrae/SC desempenha um papel essencial no fomento ao empreendedorismo entre os jovens catarinenses”, afirma a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Everling.
O projeto oferece orientação e ferramentas necessárias para transformar ideias em negócios legalizados e de sucesso.
Como órgão responsável pela legalização e registro de empresas no estado, a Jucesc assume um papel fundamental nesse processo, com o compromisso de apoiar os jovens empreendedores desde o início, assegurando que todo o processo de formalização seja realizado de maneira simples, ágil e segura e promovendo, assim, o crescimento de novos negócios.
Municípios contemplados por região
- Grande Florianópolis: Canelinha; Florianópolis; Nova Trento; Palhoça; Santo Amaro da Imperatriz; São José, Anitápolis e Tijucas.
- Foz do Itajaí: Bombinhas; Itajaí e Porto Belo.
- Norte: Barra Velha; Joinville; Mafra; Monte Castelo; Três Barras.
- Meio Oeste: Irineópolis e Zortéa.
- Oeste: Anchieta; Caibi; Campo Erê; Caxambu do Sul; Chapecó; Cordilheira Alta; Faxinal dos Guedes; Galvão; Guarujá do Sul; Itapiranga; Lajeado Grande; Lindoia do Sul; Maravilha; Marema; Palma Sola; Pinhalzinho; São Carlos; São Domingos; Saudades; Seara; Xanxerê e Xaxim.
- Serra: Bom Jardim da Serra; Cerro Negro; Abdon Batista; Otacílio Costa; Palmeira; Urupema; Vargem.
- Sul: Armazém Capivari de Baixo; Criciúma; Grão-Pará; Imbituba; Jaguaruna; Morro da Fumaça; São Martinho; Tubarão e Turvo.
- Vale do Itajaí: Ascurra; Blumenau; Ibirama; Indaial; Ituporanga; Laurentino; Lontras; Rio do Sul; Rodeio; Santa Terezinha; Timbó; Vidal Ramos e Taió.