O Programa Novos Caminhos forma na próxima terça-feira, dia 12, em cerimônia no Senai de Blumenau, 82 jovens que vivem em serviços de acolhimento da região. Eles receberão certificados de cursos profissionalizantes e oficinas realizadas pelas instituições parceiras.
Participam jovens das comarcas de Blumenau, Gaspar, Ascurra, Pomerode, Timbó e Indaial. Para eles, ter uma profissão é importante porque, quando completam 18 anos, precisam deixar os lares provisórios e seguir a vida sozinhos.
O Programa Novos Caminhos foi criado em 2013 para levar saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens de serviços de acolhimento. A iniciativa é uma parceria entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).
Na cerimônia, também serão entregues certificados de “Empresa Amiga”, àquelas que ajudam os serviços de acolhimento com ações ou doações, e de “Empresa Cidadã”, aquelas que empregam os jovens do programa.
Desde a criação, o programa já viabilizou 14,7 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e gerou 1,7 mil empregos.
Ao todo, 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa. São histórias como a de Giovanna Gabriela Santos, que passou pelo programa e agora trabalha na empresa Cia da Meia, em Blumenau, que reforça a importância de programas como esse.
“Pra mim, o Novos Caminhos significa um crescimento profissional e pessoal”.
Por causa da transformação na vida dos acolhidos, o programa está sendo implantado em outros estados. No total, 18 já assinaram convênio ou estão em tratativas para replicá-lo.
Os jovens atendidos pelo programa foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção, visto que em casa, enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais e abandono dos responsáveis. Nenhum deles está em conflito com a lei.