A WEG e a Intel anunciam uma parceria estratégica para impulsionar a introdução de produtos de automação, aliados a Inteligência Artificial (IA), que exigem grande capacidade de processamento diretamente no local onde são utilizados (conhecido como Edge Devices) na indústria.
A colaboração busca integrar a tecnologia de processamento da Intel aos produtos da WEG com o objetivo de aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos processos e tornar as operações industriais mais ágeis e inteligentes.
Entre os produtos, estão o Sistema de Visão Computacional, que realiza inspeções de produtos com precisão, e a linha AMRs (Autonomous Mobile Robots), um robô autônomo que otimiza a logística interna das fábricas.
“Combinando a base tecnológica da Intel em sistemas de processamento embarcados e softwares a expertise da WEG de desenvolvimento de produtos para automação, conseguimos acelerar a introdução de novos produtos de Visão Computacional em nossas câmeras com IA e também na nossa linha de robôs autônomos de logística industrial”, explica Carlos Bastos Grillo, Diretor Superintendente WEG Digital & Sistemas.
A integração destas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional, como é o caso de uma cimenteira que enfrentava desafios com danos em sacos de cimento durante o transporte, resultando em perdas e paradas frequentes.
Com a adoção de um Sistema de Visão Computacional com IA, a empresa agora detecta automaticamente os sacos danificados, melhorando sua eficiência operacional em 4% ao reduzir desperdícios e custos de manutenção.