Search

Como essa startup está revolucionando a experiência de compra de software B2B

Foto: divulgação.

Quando trabalhava como executivo de vendas na Neoway, Vitor Oliveira chegava a fazer de 5 a 6 reuniões de demonstração do produto por dia.

Era um trabalho cansativo e repetitivo, tinham dias que eu parecia ter virado um robô, sempre fazendo o mesmo caminho e discurso para apresentar o produto“, conta.

Aquilo começou a incomodá-lo, então ele resolveu ir atrás de soluções para automatizar o processo de demonstração de software, além de facilitar a interação dos clientes no processo de avaliação do produto.

Ao não encontrar nada que resolvesse o seu problema no mercado brasileiro e sem saber como começar, ele procurou o então colega de produto da Neoway, Matheus Weigand, para encontrar uma solução.

Após um ano de muitas conversas com empresas de software e desenvolvimento, juntos fundaram a Getdemo, de Florianópolis, primeira plataforma de demonstrações interativas da América Latina.

A empresa ajuda times de go-to-market a criar e compartilhar demos interativas para empresas de SaaS aplicarem em todo o funil de vendas, seja nas etapas de topo de funil (marketing), meio de funil (vendas) ou pós-vendas (CS/Suporte).

A startup desenvolveu uma tecnologia inovadora que captura as telas de um software por HTML, utilizando uma extensão no Google Chrome. Essas capturas podem ser transformadas em tours guiados, tutoriais e apresentações de funcionalidades ou casos de uso específicos.

Depois, o cliente consegue customizar todos os elementos da demonstração criada (logos, textos, cores, imagens, etc.), totalmente sem código, além de poder inserir tooltips e áudios por Inteligência Artificial (IA), para guiar os visualizadores ao longo da navegação interativa.

Fazemos um clone do produto, permitindo a criação de uma demo 100% personalizada, sem depender de áreas técnicas de produto ou tecnologia para isso“, explica Matheus.

As demonstrações podem ser compartilhadas via links públicos ou privados e até incorporadas em websites, com toda a performance acompanhada através de métricas como visualizações, tempo médio das interações, progresso e cliques dos usuários.

Os principais casos de uso vão desde substituir POCs e testes grátis, prospecção de clientes, envio após reuniões comerciais, eventos, onboarding e até treinamentos.

Estamos ajudando as empresas de SaaS a aumentar a geração de leads qualificados no site em até 20%, diminuir o ciclo de vendas em mais de 2 semanas e educar os clientes de forma escalável“, resume o co-fundador.

A empresa teve seu primeiro cliente em janeiro deste ano, mas hoje já conta com mais de 150 empresas de software em seu portfólio, como Softplan, Swile, CRMBonus, Arquivei e empresas do grupo TOTVS e Sankhya.

O foco por enquanto está em atender empresas de tecnologia e startups que tenham algum produto em tela para demonstrar, como CRMs, ERPs, HR techs, logtechs, fintechs, etc“, complementa Vitor.

Segundo ele, quando começaram, perceberam que existia um gap muito grande no mercado de SaaS brasileiro de soluções que melhorassem a experiência do comprador B2B:

Hoje, para que um comprador possa ver um produto em ação, ele precisa preencher um formulário, esperar o contato de um SDR e, talvez, em uma semana consiga ver a solução, sem saber ainda se ela resolverá seu problema“.

A categoria de demo automation, como está sendo chamada lá fora, foi indicada recentemente pelo G2, um dos principais portais de reviews de software para negócios do mundo, como a categoria com maior tráfego e procura pelos compradores em 2023.

Para 2025, a Getdemo espera consolidar o seu produto no mercado brasileiro, como a principal plataforma de demos interativas e expandir para outros países da América Latina.

A expectativa é chegar até o final deste ano com mais de 200 clientes e ultrapassar a barreira de sete dígitos em faturamento anual.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também