A palavra ousadia sempre foi um mantra na vida de João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil.
De Caxias do Sul (RS), desde jovem o empreendedor sonhou em construir um modelo de negócio sustentável na área, que fosse capaz de auxiliar na atuação de diversas empresas e lhe permitisse ser o seu próprio chefe.
Após uma árdua jornada de trabalho e estudos, incluindo a formação em Design e especializações em estratégia e inovação pela ESPM e Universidade de Harvard, ele hoje é considerado um dos 100 profissionais digitais mais influentes do país pela plataforma Cloudez e pódio como Empreendedor do Ano pela ABComm.
Além disso, na última edição do RD Summit, principal evento de marketing e vendas da América Latina, ele também foi nomeado um dos embaixadores e realizou uma palestra para mais de 9 mil participantes.
Mas não pense que tudo isso veio por acaso. Para entender todo o processo, é preciso voltar no tempo, mais precisamente em 2013, quando João começou sua trajetória empreendedora a partir da criação da Duo Studio, eleita em 2022, 2023 e 2024 a Agência do Ano pela RD Station.
Também gaúcha, a empresa inicialmente tinha como foco a execução de designs e sites para pequenos negócios. Porém, foi após uma demanda de um dos clientes, que ele identificou uma carência geral quando o assunto era estratégias inovadoras para o marketing digital das marcas.
Com um primeiro passo mais arrojado, o empresário reconfigurou a sua agência para atender essa dor de mercado.
“Foi diante dessa mudança estratégica que a empresa conseguiu se estruturar de forma diferente no cenário regional, trazendo a geração de valor aos nossos parceiros por meio de conteúdos humanizados e extremamente personalizados”, afirma.
Mesmo tendo atingido rapidamente mais de 100 parceiros, entre eles grandes marcas como McDia Feliz (McDonald’s), Porsche, Botoclinic, Natalia Beauty, Unimed, PicPay, Brookfield e Copag, ele entendeu que a agência precisaria agregar novos pilares para atender as demandas dos clientes de forma ainda mais eficaz.
Assim, a partir de 2017, direcionou seus investimentos a diferentes áreas e tecnologias, incluindo inbound, tráfego pago, redes sociais, e posteriormente inteligência artificial, marketing conversacional, CRM, vendas e educação digital. O objetivo com a alocação dos recursos foi garantir que a agência fosse capaz de realizar tudo dentro de ‘casa’, além de assegurar a qualidade das entregas para os parceiros.
A formação da holding
Após esse período, o crescimento da agência foi tamanho, que o empresário decidiu dar o novo salto estratégico com a fundação do Grupo Duo&Co, no início do ano passado.
Mantendo o mesmo ímpeto que permeou sua trajetória, a holding foi concretizada a partir da aquisição das agências Premium, uma das maiores da região Norte, e Consultoria Digital, de São Paulo e especializada em SEO.
Além dos M&As, o grupo comandado pelo empreendedor anunciou posteriormente uma parceria com a influenciadora Natalia Beauty, que resultou na criação da agência Let’s Flow Digital, voltada para marcas das áreas da saúde, beleza e bem-estar.
Neste ano, foram concluídos mais três aquisições: a manezinha Conexorama, que se tornou uma plataforma de educação em marketing digital, a Box Ideias, de Maringá (PR) e especialista em VTEX, e a StartBI, de Florianópolis (SC) e focada em análise de dados. Esse movimento de mercado por parte do grupo demandou investimentos acima de R$ 5 milhões.
“A criação da holding foi a formalização de que conseguimos converter o negócio em um canal único, com diversas frentes e serviços que se complementam. Assim, temos a definitiva garantia que operamos realmente dentro do marketing digital 360º”, avalia.
Para ampliar a receita para um patamar acima de R$ 50 milhões este ano, o Grupo Duo&Co apostou até o momento, além da aquisição de novas empresas sob seu guarda-chuva, na ampliação de sua carteira de clientes, abrindo ainda mais espaço para o atendimento especializado tanto a grandes companhias, como também a PMEs.
A holding também lançou o programa de mentoria Brain, com foco na aceleração dos negócios com esse perfil em todo o país. Desde outubro, a iniciativa passou a fazer parte da Mentoring League Society, ecossistema de educação empresarial liderado por Joel Jota, Caio Carneiro e Flávio Augusto.
“O ano de 2024 ainda não acabou e até dezembro, pretendemos realizar mais uma nova aquisição, desta vez nos Estados Unidos. Esse movimento é o passo inicial para a internacionalização do Grupo Duo&Co previsto para 2025”, conclui.