Por Felipe Ribeiro, sócio e headhunter na Evermonte Executive Search.
O caminho até a liderança executiva é repleto de desafios, e muitos profissionais promissores se perdem nessa trajetória.
Decisões estratégicas equivocadas, falta de alinhamento com a cultura da empresa e ausência de um plano de desenvolvimento sólido podem minar até as melhores intenções.
Afinal, destacar-se exige muito mais que ambição: demanda preparo, objetivos bem definidos e um entendimento profundo sobre o papel almejado.
Nesse sentido, considerando as etapas abaixo, onde você está na jornada rumo à posição de CEO?
O QUE EU QUERO?
O que te leva a querer ser um CEO?
Níveis 1 e 2
Profissionais que se consideram nos níveis 1 e 2 estão concentrados no próprio crescimento e aprimoramento de competências essenciais, mas este é apenas o começo da jornada rumo ao cargo de CEO.
Níveis 3 e 4
Quem chegou aos níveis 3 e 4 já está colocando em prática a visão macro exigida de um CEO – nessa posição, é fundamental transcender o desenvolvimento pessoal e enxergar a empresa como um todo, compreendendo os seus objetivos, especificidades, desafios e oportunidades de mercado.
Nível 5
Aqueles que estão no nível 5 já estão mais próximos do cargo, uma vez que buscam gerar impacto duradouro e promover transformações significativas na organização. Quanto mais alinhado o propósito desses líderes estiver à visão e ao futuro da empresa, maior será sua evolução de integrante do time para peça-chave no sucesso da companhia.
Construindo o caminho
Entender onde se está na jornada rumo à posição executiva mais alta de uma organização é o primeiro passo para estruturar a carreira e construir uma sólida visão de longo prazo, delineada pelo objetivo de ser CEO. O segundo passo, nesse sentido, é planejar as ações que devem ser executadas para se atingir a meta estabelecida.
O QUE ESTOU FAZENDO?
Onde você está nesta jornada e o que já está fazendo para desenvolver o perfil de um CEO?
Estágios 1 e 2
Na jornada rumo ao cargo de CEO, o grau de ação e comprometimento do profissional é um reflexo claro do quanto ele está preparado para ocupar o cargo. Nessa trajetória, os profissionais dos estágios 1 e 2 ainda estão muito focados em alcançar sucesso em pequenos projetos, pavimentando o caminho para serem referências no futuro por meio do desenvolvimento de habilidades fundamentais.
Estágios 3 e 4
Aqueles que se enquadram nos níveis mais avançados já atuam liderando iniciativas com uma visão que abraça toda a empresa e começam a ser percebidos como referências para além de suas áreas técnicas.
Estágio 5
Quem está no estágio 5 já é visto como um candidato de alto potencial para a posição de CEO, uma vez que entende que liderança intersetorial e construção de parcerias estratégicas não são meras habilidades, mas, sim, a base para moldar o futuro de suas companhias e de suas carreiras.
SER CEO É UMA MISSÃO
A posição de CEO não é apenas o topo de uma escada corporativa, é o ponto de convergência entre visão e ação.
Liderar uma organização exige uma capacidade única de enxergar além do horizonte imediato, de tomar decisões difíceis, e, mais importante, de inspirar todos ao redor a se alinharem com um propósito comum.
É uma jornada constante de autodescoberta e adaptação, onde cada escolha molda a trajetória da empresa e de seus colaboradores.
Portanto, ser um CEO não é um cargo, é uma missão, uma missão que exige coragem, responsabilidade e uma compreensão profunda de que a liderança verdadeira está no impacto que você gera.
O QUE PRECISO FAZER PARA CHEGAR LÁ?
Quais são as próximas ações que te aproximam do cargo de CEO?
A pergunta que fica, então, é: você está pronto para arcar com essa responsabilidade? Não se trata de estar preparado para os desafios do cargo, mas de estar disposto a assumir o peso das decisões e a conduzir a empresa com integridade e visão.
A liderança começa com uma reflexão profunda sobre o papel que você escolhe desempenhar. Você está preparado para ser esse líder?