A Bit Energy, startup que oferece soluções para gerenciamento de equipamentos de refrigeração em tempo real, encerra o ano com alguns marcos: expandiu a atuação para as principais redes de supermercados de Santa Catarina e alcançou os mercados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
A startup possui no portfólio clientes como o Grupo Koch, Fort Atacadista, Rede Top, Cravil e Imperatriz, além da DentalShop na área da saúde.
Sabrina Fernandes, CEO da startup, conta que a ideia do negócio surgiu a partir de uma demanda de uma grande rede de supermercados, que solicitou um monitoramento básico da temperatura interna dos balcões refrigerados:
“Ao mesmo tempo, enfrentávamos um desafio significativo nas outras empresas do Grupo SoduFrio: a dificuldade em demonstrar para os clientes o real benefício de manutenções preventivas bem executadas, especialmente em termos de impacto na performance dos equipamentos e na eficiência energética. Foi nesse momento que percebemos o enorme potencial de soluções baseadas em dados para transformar a forma como o mercado enxerga a refrigeração, criando tecnologias que agregam valor, reduzem custos e melhoram a eficiência operacional”.
Além de monitorar a temperatura interna dos equipamentos, o sistema indica de forma preditiva quando e qual manutenção é necessária, além de realizar automações remotas que aumentam a eficiência das máquinas. Essa combinação de hardware, software e serviços gera economia real para os clientes.
“Toda a tecnologia de hardware e software é desenvolvida internamente pelo nosso time. Isso nos permitiu inovar em sistemas embarcados, criando soluções únicas, financeiramente viáveis para o mercado e com alta precisão”, complementa.
A empresa acumula cases de sucesso, como o de um cliente que atingiu economia superior a R$ 690 mil. A solução está alinhada com a eficiência energética e Indústria 4.0, promovendo inovação tecnológica e sustentabilidade.
Os planos para 2025 incluem foco em escala e expansão. O objetivo é crescer ainda mais no setor de alimentação, abrangendo tanto supermercados quanto indústrias, e aumentar a presença no setor da saúde. A startup está incubada no Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação de Blumenau (CIB).
“O CIB é uma peça fundamental no ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina. Estar no CIB nos proporciona aprendizado contínuo e amplas oportunidades de networking com empresas e profissionais do setor. Essa conexão com o ambiente de inovação nos mantém em constante evolução, ajudando a aprimorar nossas soluções, explorar novas oportunidades de mercado e fortalecer nossa posição como referência em tecnologia para refrigeração e climatização”, finaliza.