Search

A comunicação da moça na janela do avião

Foto: divulgação.

Ela saiu do anonimato à celebridade da internet em questão de horas e viralizou em diferentes redes sociais. Não se fala em outra coisa a não ser a postura de Jeniffer Castro, a passageira que não cedeu o lugar, durante um voo no Brasil. A postagem virou alvo de especialistas, internautas, mães e viajantes.

O que poucos perceberam foi a habilidade de comunicação da Jeniffer que nos ensinou como deve ser o nosso comportamento e postura diante de situações adversas.

A passageira sabia bem o que queria e para isso manteve firme a decisão de não sair do lugar, mesmo sabendo que estava sendo filmada. Quando temos certeza do que vamos falar, nada nos impede de expressar nossas necessidades, mesmo naquela reunião complexa com o chefe, clientes, fornecedores ou com algum desconhecido.

A lição que a moça deixou é: aprenda a dizer sim ou não, sem se sentir culpado. Ela foi direta, sem ser rude em sua Comunicação Não Verbal.

Por falar em CNV, mesmo em um clima tenso ela manteve a linguagem corporal alinhada ao seu propósito com postura e expressão facial com segurança e sem agressividade. O recado que também nos deixa é ‘diga não’, mas com empatia para suavizar a mensagem.

Este caso só repercutiu porque pessoas que assistiram ao vídeo interpretaram a mesma mensagem de várias formas, com opiniões e críticas distintas, gerando debates, discussões e até reportagens em redes nacionais.

O que você fala e como age nem sempre serão de aceitação mútua, é verdade, mas é preciso entender que o seu posicionamento é único, a depender dos contextos sociais e culturais.

Ao emitir o seu posicionamento jamais aja com emoção, mas sim, com a comunicação assertiva para que possa equilibrar os seus direitos individuais com o bem-estar coletivo.

Compartilhe

Especialista em comunicação, mentor, professor de oratória, assessor de imprensa e palestrante.

Leia também