Search

2025 chegou e 2050 está quase aí!

Compartilhe

Foto gerada por IA no Midjourney
Foto gerada por IA no Midjourney

De inteligência artificial a computação quântica, estamos no limiar de transformações que vão muito além do que imaginávamos para os próximos 25 anos.

As tecnologias imersivas (VR e AR) que já estiveram no hype, continuam a ser desenvolvidas e melhoradas, do barateamento e melhora dos recursos dos óculos, ao desenvolvimento de experiências mais polidas, essas tecnologias prometem integrar-se ainda mais às nossas rotinas, tanto para o entretenimento quanto para a educação e o trabalho remoto.

A inteligência artificial (IA), já presente no nosso dia a dia e está evoluindo para oferecer soluções cada vez mais sofisticadas. Nos seus usos generativos já é muito difícil distinguir entre obras (texto, imagem, vídeo ou áudio) criadas por humanos e as criadas por IA.

Uma mudança que empurra o limite do que é possível produzir ao unir a experiência de vida com as ferramentas disponíveis. E as que ainda serão lançadas ou atualizadas.

Além de já ter seu uso testado para resolução de problema complexos em setores como saúde, educação e transporte. Uma tendência que deve se consolidar com lançamento de novos produtos e atuação nas mais diferentes áreas onde mineração de dados e diagnósticos rápidos são imprescindíveis.

Isso acelerará a convergência tecnológica, ou seja, a fusão entre IA e biotecnologia, o que abrirá portas para terapias médicas personalizadas e avanços significativos na longevidade humana. Assunto que já é tratado de forma séria, com altos investimentos, a um bom tempo por diversos investidores.

Alie a convergência tecnológica aos avanços impressionantes da robótica e teremos robôs desempenhando papéis cruciais em trabalhos braçais como agricultura e construção, mas também em trabalhos delicados, como auxiliar nos cuidados de pessoas com idosas ou com limitações.

Essa mudança drástica que estamos vivendo atualmente com os avanços da IA, será expandida para o mundo físico e é seguro afirmar que robôs substituirão humanos em tarefas perigosas e repetitivas, aumentando a eficiência e reduzindo custos em várias indústrias.

Outro pilar será a conectividade global. Com a expansão de satélites de baixa órbita, como os da Starlink, a internet se tornará acessível em praticamente todos os cantos do planeta.

Isso reduzirá a exclusão digital, conectando comunidades isoladas e permitindo a participação em mercados globais, o que desperta ainda mais preocupações sobre a privacidade e a segurança digital, principalmente diante do aumento da sofisticação das fraudes digitais.

Os primeiros 25 anos deste novo milênio foram de avanços incríveis, na tecnologia, o que impactou todo o mundo da forma como você consome seu programa favorito ao uso de materiais sustentáveis em satélites. Você está preparado para os próximos 25?

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 25 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também