Search

Sustentabilidade estratégica: como consultorias impactam na competitividade empresarial

Foto: divulgação.

Uma pesquisa sobre a maturidade corporativa no Brasil, realizada pela Beon ESG, integrante da FDB Holding, em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação empresarial (Aberje), indica que 51% das médias e grandes empresas do país possuem foco em ações de sustentabilidade, com os riscos e oportunidades socioambientais mapeados.

Na mesma linha, um outro estudo, dessa vez feito pelo fundo de investimento Estímulo e voltado para micro e pequenos empreendedores nacionais, apontou que 70% deste grupo está disposto a investir em práticas sustentáveis.

A gente percebe que existe um movimento positivo na busca pela implantação de práticas sustentáveis dentro das empresas, apesar dessas ações ainda serem incipientes. É preciso quebrar algumas barreiras operacionais para que se desenvolva, efetivamente, iniciativas que auxiliem no enfrentamento de desafios regulatórios, reputacionais e ambientais, transformando-os em oportunidades de inovação e que gerem impacto nos resultados do negócio. Aderir a uma consultoria de sustentabilidade, por exemplo, pode ser estratégico para uma avaliação detalhada dos processos internos, da cadeia de suprimentos, de como se usam os recursos naturais, em que nível está o relacionamento com stakeholders e o conteúdo dos relatórios de sustentabilidade, quando eles existem“, comenta Sharon Haskel Koepsel, consultora de governança sustentável do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados.

Assim, uma consultoria de sustentabilidade e ESG desempenha um papel decisivo ao proporcionar uma abordagem integrada para a gestão de questões ambientais, sociais e de governança. A partir de um diagnóstico bem estruturado, são identificados riscos e oportunidades que orientam a empresa na direção de um crescimento sustentável.

O diagnóstico é essencial para compreender o estágio atual da organização em relação aos critérios ESG. A partir disso, as consultorias estão aptas a elaborar relatórios e indicadores que orientam melhorias nos processos e na comunicação com os stakeholders“, destaca a especialista.

Esses relatórios frequentemente atendem a padrões globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o framework do Global Reporting Initiative (GRI), que são amplamente reconhecidos no mercado.

No planejamento estratégico, a consultoria pode desenvolver planos personalizados que alinham a sustentabilidade aos objetivos de negócios. Isso inclui a definição de metas claras, pautadas nos impactos da operação, ligadas à geração de indicadores assertivos, à redução de emissões de carbono, ao aumento da eficiência no uso de recursos, à implementação de políticas de diversidade e inclusão.

Orientação para ações sociais de impacto e política de investimento social também estão no escopo do serviço. Esse planejamento é determinante para preparar a empresa para desafios regulatórios e para aumentar sua competitividade em mercados que exigem práticas transparentes e responsáveis.

Além do planejamento estratégico, o engajamento de equipes também acaba sendo impactado porque, segundo ela, com um trabalho voltado à sustentabilidade, a cultura organizacional acaba envolvendo colaboradores, fornecedores e parceiros em uma jornada conjunta. Aliás, a capacitação de lideranças e equipes é determinante para que se construa uma cultura da sustentabilidade eficiente. Orientações e suporte para a implementação de projetos sustentáveis, que vão contribuir para o alcance das metas estratégicas, é outra área de destaque. Políticas internas, como compras responsáveis, também são desenvolvidas para assegurar que a sustentabilidade seja incorporada de forma prática e efetiva no cotidiano empresarial.

A comunicação eficaz dos resultados e compromissos da empresa é essencial para fortalecer sua reputação. Por meio de relatórios de sustentabilidade bem elaborados e estratégias assertivas de divulgação, a consultoria ajuda a empresa a construir confiança e relacionamentos. Isso é especialmente relevante em um cenário onde consumidores priorizam marcas que demonstram responsabilidade socioambiental“, complementa.

O impacto dessa atuação é significativo. Empresas que investem em consultoria de sustentabilidade conseguem reduzir custos, aumentar eficiência operacional e minimizar riscos regulatórios e reputacionais. Além disso, tornam-se mais atrativas para investidores, consumidores e talentos, fortalecendo sua posição no mercado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também