De acordo com uma pesquisa liderada pela Reportlinker.com, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) deve superar US$ 1 bilhão só nas Américas Latina e Central até 2028. O estudo intitulado South and Central America Robotic Process Automation Market Forecast to 2028 aponta que as demandas do setor devem crescer exponencialmente em três a cinco anos.
O crescimento na busca por estas soluções vai ao encontro da busca por mais competitividade, já que a automatização reduz o tempo dedicado a processos repetitivos e aumenta a disponibilidade dos profissionais para tomada de decisões que agregam valor ao negócio.
Para Alvaro Demaria Silva, coordenador de operações da Envolti, o grande objetivo do uso das ferramentas de RPA é permitir que a tecnologia faça coisas, enquanto pessoas estejam focadas nas decisões.
“É essa a pergunta que fazemos para identificar possibilidades de automatização: no que as pessoas daquela equipe estão focadas. Se a maior parte do tempo é dedicada a processos que são operacionais e repetidos, há uma oportunidade latente”, destaca.
Ele usa como exemplo um processo simples que acontece dentro do setor de gestão de pessoas:
“Quando uma pessoa vai tirar férias, por exemplo. A data geralmente é uma decisão conjunta entre o colaborador e o empregador. Mas, a partir do momento em que esse período é definido, acontece uma série de processos que podem tranquilamente ser automatizados: o envio de informações para as partes envolvidas, os pedidos de assinatura de documentos, as confirmações, os lembretes. Tudo isso, caso não seja executado pela tecnologia, toma tempo e, consequentemente, exige recursos – que pode ser dedicado a outras funções que exijam o olhar humano”.
O mesmo, de acordo com o especialista, acontece em diversas outras demandas de vários setores comuns a todos os negócios, como financeiro e comercial.
“E há ainda as questões que são exclusivas de um negócio, que também repetem esse padrão de cascata de decisões. Todos eles podem ser automatizados com RPA”, diz o especialista.
Segundo ele, ao finalizar uma entrega de RPA, é possível apurar uma redução direta de 60% do custo operacional envolvido. Os números são norteados por metodologias de análise como VSM, TOIL e Kaizen.