Eu sei. O ano começou e parece que a correria já tomou conta das nossas vidas novamente. Impostos a pagar, preparativos para reinício das aulas, volta à rotina do trabalho e a nossa comunicação vai ficando em segundo plano.
Mas tenho boas notícias. Com um cronograma fácil de executar, te apresento dicas práticas, uma para cada mês, para você treinar a sua comunicação, destravar e conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais. Vamos lá?
Janeiro: metas
Defina seus objetivos, como identificar quais habilidades de comunicação é preciso melhorar. Exemplos não faltam: gravação para as redes sociais, falar em público ou perder o medo para fazer uma palestra. Crie um plano com metas, como participar de mais encontros, ler obras sobre oratória ou fazer cursos e mentorias.
Fevereiro: escuta
Tente ouvir o outro, sem interrupções com perguntas ou pré-julgamentos. Para isso use conversas do dia-a-dia como oportunidade para exercitar essa habilidade. Lembre-se: um bom orador é um ótimo ouvinte.
Março: grave
Isso, se grave mais seja em casa, na empresa, na igreja ou na faculdade. Analise sua postura, voz e clareza na fala e trabalhe para melhorar a sua desenvoltura frente às câmeras.
Abril: comunicação não verbal
O corpo fala e não mente. Saia da zona de conforto, participe de debates em grupos, se exponha mais e treine a sua linguagem corporal. Gestos e expressões são fundamentais para a sua comunicação assertiva.
Maio: conversas desafiadoras
Teste sua habilidade de argumentar mais, discutir sobre temas fora da sua área de atuação. Isso o dará condições e confiança para se desafiar e melhorar a sua comunicação.
Junho: estude seus ídolos
Quais são as suas referências quando o assunto é comunicação e oratória? Leia mais sobre eles. Assista mais as palestras. Aprenda mais com os seus ídolos e sua bagagem irá aumentar.
Junho: estilo
Qual o seu estilo? Cada um tem o seu e nada de imitar alguém. Estilo é essência humana. Para descobrir, vá testando, fazendo experiências diante do público até encontrar o seu ‘jeitão’ de comunicar que é único e verdadeiro.
Agosto: vocabulário
Leia mais sobre temas que vão expandir o seu conhecimento em assuntos variados sobre economia, política e outros. Introduza em sua fala novas palavras para enriquecer o seu vocabulário.
Setembro: improviso
O que é falar de improviso? Engana-se quem pensa que é pegar um microfone e sair discursando sobre qualquer tema. Falar de improviso é quando você não tem tempo hábil para preparar-se para alguma fala que você já tem uma base de conhecimento. Querer enrolar sem ter o mínimo de condições, sem estudar o tema, não é improviso e sim falta de responsabilidade.
Outubro: roteiro
Pratique contar histórias pessoais e profissionais. Pesquise e estude sobre a Jornada do Herói, que oferece a estrutura completa para definição de um conteúdo com início, meio e fim.
Novembro: feedback
Peça opiniões verdadeiras sobre a sua desenvoltura. Envolva colegas, amigos e familiares e mentores para que possam te avaliar regularmente. Use as críticas para evoluir.
Dezembro: retrospectiva
Revise o ano e veja os pontos fortes e melhorias na sua comunicação. Ao fim do ano, será a hora de corrigir a rota e pensar na sua comunicação em 2026.